Rota Rio-Buenos Aires se consolida como a maior da aviação internacional no Brasil
Cerca de 782 mil pax voaram entre a capital fluminense e a Argentina em voos operados no Rio Galeão
A rota Rio de Janeiro-Buenos Aires se consolidou como o maior mercado de aviação internacional do Brasil. Até setembro de 2024, cerca de 782 mil passageiros voaram entre a capital fluminense e a Argentina em voos diretos operados no Rio Galeão, um recorde histórico para a rota e um aumento de 16% em relação ao mesmo período de 2023.
As companhias aéreas de baixo custo (low cost) têm desempenhado um papel crucial nesse crescimento, totalizando 318 mil passageiros transportados entre janeiro e setembro de 2024. Isso equivale a cerca de 40% da demanda direta GIG-BUE, destacando o impacto desse modelo na ampliação da conectividade entre os dois países.
No aeroporto Rio Galeão, os viajantes podem escolher entre voos operados por seis companhias aéreas: Emirates, British Airways, Flybondi, Jetsmart, Gol e Aerolíneas Argentinas. Além dos voos para os dois aeroportos na região de Buenos Aires, o Rio Galeão está conectado a outras duas cidades argentinas, sendo o único aeroporto do Brasil com voos durante todo o ano para Córdoba e Rosário.
“Essa ampla oferta de voos e produtos proporciona aos passageiros diversas opções de viagem e fomenta o Turismo entre as duas cidades. Além disso, é um exemplo claro de como o aumento da capacidade e diversidade de oferta estimula o Turismo, impactando positivamente a economia local”
Patrick Fehring, diretor de Negócios Aéreos do Rio Galeão
Ações de incremento de demanda
O Rio Galeão tem realizado ações de desenvolvimento de demanda, como o Roadshow Rioviagol, que capacitou 70 agentes de viagens argentinos em cidades como Buenos Aires, Córdoba e Rosário para promover o destino Rio no país vizinho e o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro como porta de entrada para o Turismo.