Governo federal avalia aumentar capacidade do Santos Dumont; Paes é contra
Hoje, aeroporto tem capacidade para receber 6,5 milhões de passageiros por ano
A capacidade de receber voos e passageiros do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, voltou à pauta do Governo Federal. De acordo com reportagem do g1, a ideia é flexibilizar as regras que restringem a circulação no terminal em favor do aeroporto do Galeão.
Hoje, o Santos Dumont tem capacidade para receber 6,5 milhões de passageiros por ano, mas segundo avaliação de técnicos do Ministério de Portos e Aeroportos, é possível elevar essa quantidade sem prejudicar serviços. No entanto, outras avaliações precisam ser feitas para que seja tomada uma decisão, entre elas o aumento no número de passageiros internacionais e de transporte aéreo de carga no Galeão.
Como já vimos no Portal PANROTAS, um levantamento feito pela Fecomércio RJ revelou uma alta de 26,7% dos voos provenientes de outros países no Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão até o final de março de 2025. Serão 1.530 desembarques a mais no mesmo período da temporada 2023-2024.
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, não gostou de saber deste interesse do governo. Segundo ele, "as restrições ambientais e no trânsito da região já são motivos mais do que suficientes para normas Estaduais e municipais serem aplicadas impedindo esse aumento".
"O lobby dessa gente é um negócio inacreditável! Não acontecerá. Não bastasse o impacto no Galeão e na economia do Rio, as restrições ambientais e no trânsito da região já são motivos mais do que suficientes para normas Estaduais e municipais serem aplicadas impedindo esse aumento. Além disso, sabemos que o presidente Lula tem enorme respeito pelos interesses do Rio! Não passarão"
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro