Beatrice Teizen   |   02/12/2024 12:52

ABR Aeroportos lança plataforma sobre movimentação dos terminais

Sistema apresenta o fluxo de passageiros e cargas nos sítios aeroportuários concedidos do País

Divulgação/BH Airport
Índice ABR vai apresentar o fluxo de passageiros e cargas nos sítios aeroportuários concedidos do País
Índice ABR vai apresentar o fluxo de passageiros e cargas nos sítios aeroportuários concedidos do País

Com representatividade de 93% de tráfego nacional de passageiros e 99% de carga, por meio de seus associados, 13 concessionárias e 59 aeroportos concedidos federais, a ABR Aeroportos do Brasil desenvolveu o Índice ABR, uma plataforma de dados interativa que consolida em um indicador o fluxo de passageiros e cargas nos sítios aeroportuários concedidos do País.

Para o CEO da ABR, Fábio Rogério Carvalho, medir a movimentação nos aeroportos é uma forma de, indiretamente, mensurar a atividade econômica, a renda disponível, e a geração de emprego do setor aeroportuário. “O Índice é uma iniciativa que sonhávamos há muito tempo na ABR, ser referência em dados do setor aeroportuário brasileiro. Esse índice é um indicador que vai auxiliar na gestão, na eficiência, na inteligência e no desempenho dos aeroportos, e servir de consulta aos players do mercado, sejam eles formadores de opinião, especialistas e outras entidades do setor”, ressaltou o CEO.

Planejamento aeroportuário, gestão, investimentos e economia são alguns dos pilares de relevância que o indicador permite aos aeroportos, de acordo com o diretor-executivo, Tiago Bonvini. “Em sua concepção, foi levado em consideração que o índice ABR auxilia no planejamento da infraestrutura aeroportuária, como a necessidade de expansão de terminais ou pistas; na gestão econômica das concessionárias, já que o aumento na movimentação de passageiros geralmente reflete crescimento econômico e maior demanda por viagens, além de ajustes na oferta de voos e avaliações de novos investimentos nos aeroportos”, destaca Bonvini, um dos responsáveis pela criação da plataforma.

Pesquisas e buscas pelo indicador

No Índice ABR, é possível realizar aferições e buscas nas movimentações dos aeroportos, por períodos distintos, por exemplo. Há comparações que podem ser feitas entre o mesmo mês de referência (ano atual x ano anterior), ou seja, o aumento do fluxo de passageiros e/ou cargas ocorridos no mês de referência do ano vigente e o mesmo mês do ano anterior; entre o mês de referência e o mês anterior do mesmo ano vigente; o acumulado nos últimos 12 meses, a partir de qualquer mês de referência escolhido; e o acumulado entre anos, por exemplo 2024-2023.

Os dados são calculados a partir do número de embarques e desembarques de passageiros e cargas, tanto em voos domésticos quanto internacionais, e têm origem no sistema Hórus, base de dados aberta do setor, divulgada pela Anac.

Para acessar o índice ABR, clique aqui.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados