Pedro Menezes   |   21/10/2024 11:40
Atualizada em 21/10/2024 11:42

Aeroporto Salgado Filho só deve retomar 100% da oferta de voos em 2026

Prioridade da Fraport agora é finalizar o sistema de ar, retomar 100% da energia e finalizar a pista


PANROTAS / Pedro Menezes
Andrea Pal, CEO da Fraport Brasil
Andrea Pal, CEO da Fraport Brasil

PORTO ALEGRE - O Aeroporto Salgado Filho estava pronto para voltar aos níveis pré-pandemia de oferta de voos neste ano de 2024, quando veio a forte enchente e paralisou as operações do terminal por quase seis meses. E nesta segunda-feira (21), dia de reabertura, a CEO da Fraport Brasil, Andrea Pal, comentou sobre este momento.

Segundo ela, as operações neste primeiro dia estão dentro da normalidade, mas sabe que há muito o que fazer. Tanto é que as obras para a reabertura completa do aeroporto continuam a todo vapor e vão seguir pelo ano de 2025, embora a plenitude das operações ocorra no dia 16 de dezembro.

"Temos que refazer tudo que foi perdido pelas enchentes. Embora voltemos a operar hoje, ainda falta terminar cerca de 1,8 mil metros de pista e toda a parte da frente do terminal para que possamos reabrir na plenitude operacional no dia 16 de dezembro, momento de retomada dos voos internacionais. Mas parte da pista reaberta hoje e todos os aparelhos de segurança já estão 100% prontos. Era o que precisávamos para reabrir"

Andrea Pal, CEO da Fraport Brasil

Com isso, a prioridade da Fraport agora é finalizar o sistema de ar, retomar 100% do abastecimento da energia, já que algumas lojas ainda estão sem energia elétrica, e finalizar a pista. Tudo isso, segundo Andrea, acontecerá ainda este ano. Para 2025, fica a reforma dos prédios anexos ao aeroporto.

Um trabalho, segundo ela, que acontece em meio a retomada da oferta. Até antes da pandemia, o Salgado Filho tinha cerca de 180 voos diários. Questionada sobre quando este patamar estará de volta, Andrea Pal foi clara: a possível retomada que aconteceria em 2024, ficou para 2025 ou para 2026.

"A gente estava pronto para retomar 100% da oferta pré-pandemia quando veio a enchente e paralisou todas as nossas operações. Para voltarmos a este nível agora depende da retomada do aeroporto e das companhias. Confesso que gostaríamos de ver os níveis de 2019 de volta agora em 2025, mas deve ser algo que ficará mesmo para 2026 (envolvendo voos domésticos e internacionais)"

Andrea Pal, CEO da Fraport Brasil

Além do investimento na recuperação do terminal, a Fraport Brasil está injetando recursos também em avanços tecnológicos, o que envolve a troca das pontes de embarques antigas por mais modernas; e a implementação de um mapa de calor para melhor entender o fluxo de passageiros e os pontos comerciais de todo o equipamento.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados