Governo vai financiar produção de combustível de aviação sustentável (SAF)
Empresas interessadas em produzir o SAF poderão apresentar projetos para obtenção de recursos federais
O Governo Federal vai destinar R$ 6 bilhões para financiar projetos de produção de combustíveis sustentáveis de aviação e de navegação. Empresas interessadas em produzir o SAF poderão apresentar projetos para obtenção de recursos federais até dia 31 de outubro, seja via BNDES ou Finep.
Os detalhes para o chamamento e a submissão de propostas estão disponíveis no link. A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) participará do processo auxiliando na avaliação dos planos de negócios que forem apresentados pelas empresas. O resultado do chamamento será divulgado no dia 29 de novembro.
A iniciativa é considerada importante para se atingir a meta global, proposta pela Organização da Aviação Civil Internacional (Oaci), de zerar a emissão líquida de carbono na aviação internacional até 2050.
Para ser considerado como SAF, o combustível deve ser oriundo de matérias-primas e processos que atendam a padrões de sustentabilidade estipulados pela Oaci no Corsia (Carbon Offsetting and Reduction Scheme for International Aviation), por meio do Anexo 16 à Convenção de Chicago.