Construção da nova pista do Aeroporto de Macaé chega a 80%
Processo de homologação junto a Anac está previsto para dezembro deste ano
A construção da nova pista do Aeroporto de Macaé (RJ) entrou na reta final. Com a pavimentação asfáltica concluída, a obra alcançou mais de 80% dos serviços previstos executados. Está é considerada uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no Estado do Rio de Janeiro.
Com um investimento de R$ 220 milhões da Zurich Airport Brasil, concessionária que administra o aeroporto do Norte Fluminense, a obra atende a uma demanda crescente do setor de óleo e gás. Só no primeiro semestre deste ano passaram pelo Aeroporto de Macaé 102 mil passageiros.
Estão sendo realizados serviços de balizamento, iluminação e sinalização, plantio de grama e construção da cerca de delimitação da nova área operacional. Em paralelo acontece a concretagem do pavimento do novo pátio que terá capacidade para 10 aeronaves de asa rotativa e reforço na estrutura do pavimento do pátio atual. Depois ocorre o processo de homologação junto a Anac, que está previsto para dezembro deste ano.
A nova pista com 1.410 metros de extensão será entregue no primeiro semestre de 2025 e vai elevar a categoria do aeroporto que poderá receber aeronaves de maior porte - código C. Além disso, depois da inauguração o terminal vai se tornar o único do Brasil com base operacional offshore com duas pistas.