CCR Aeroportos cresce 9,3% em passageiros embarcados no 2° trimestre
Mais de 4,7 milhões de pessoas foram processadas pelos terminais da CCR de abril a junho de 2024
O Grupo CCR apresentou seu balanço financeiro do segundo trimestre de 2024. A divisão de Aeroportos registrou crescimento de 9,3% em passageiros embarcados (em relação ao mesmo período de 2023), chegando a 4.719.789 de pessoas nos 20 terminais aeroportuários sob operação da CCR Aeroportos.
Sob administração brasileira, o Aeroporto Internacional de Curaçao e o Aeroporto Internacional de Juan Santamaria se destacaram por manter o forte ritmo de crescimento, em função da consolidação das rotas internacionais.
Em Curaçao, por exemplo, o crescimento foi de 22,9% no total de passageiros internacionais. Nesta rota, o retorno da demanda doméstica foi impulsionado pela elevada ocupação das aeronaves e maior frequência de voos.
No mercado nacional, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte alcançou crescimento de 15,2% no tráfego doméstico no período, impactado principalmente pelo aumento da demanda e ofertas de voos da Azul e Latam – com todas as unidades apresentando crescimento no período.
O sólido desempenho operacional e os reajustes tarifários implementados entre os períodos contribuíram positivamente para o aumento de 15,8% na Receita Aeroportuária e Comercial.
O aumento no fluxo de passageiros provocou maior investimento no serviço terceirizado, principalmente em manutenção, limpeza e operação. Mesmo assim, foi registrada redução nos custos de manutenção elétrica e de veículos, em função das iniciativas preventivas realizadas em 2023 nos Blocos Sul e Central, que viabilizaram uma redução de R$ 2 milhões. Adicionalmente, no Bloco Central, houve redução de R$ 1 milhão devido à migração para o mercado livre de energia.