Aeroporto de Cuiabá e mais 3 no MT têm obras de ampliação concluídas
Terminais ampliados no Mato Grosso são administrados pela COA e receberam investimento de R$ 570 milhões
A Centro-Oeste Airports (COA) entregou a modernização e ampliação do Aeroporto Internacional de Cuiabá/Marechal Rondon, em Várzea Grande. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e ministros do governo federal.
O evento também marcou a inauguração oficial dos novos terminais de passageiros dos aeroportos de Sinop, Rondonópolis e Alta Floresta, que juntos receberam um investimento de R$ 570 milhões.
O Aeroporto Internacional de Cuiabá passou por uma requalificação completa, com obras feitas para dar mais amplitude ao terminal de passageiros e modernizá-lo. As áreas de embarque e saguão foram ampliadas em 50%, com a sala de embarque aumentando 39% e o saguão de embarque 21%. O embarque remoto cresceu 48%.
Além disso, novas estruturas foram implementadas, como escadas rolantes, elevadores de carga, esteiras de restituição de bagagens e uma nova ponte de embarque. Sistemas de climatização, controle de infraestrutura, operação aérea e comunicação foram modernizados.
"Esta é uma ocasião muito especial. É um momento histórico para a COA e para o Brasil, pois somos a primeira empresa 100% nacional a vencer um leilão de concessão federal. Celebramos não apenas a qualificação da infraestrutura aérea, mas também o fortalecimento de uma empresa brasileira"
Marco Migliorini, diretor presidente da COA
Sinop, Alta Floresta e Rondonópolis
Também sob gestão da COA, o Aeroporto Presidente João Batista Figueiredo, em Sinop, teve sua área total aumentada em quase 300%, passando de 1.545 metros quadrados para 6.049 mestro quadrados. A sala de embarque foi ampliada de 420 metros quadrados para 1.160 metros quadrados.
O Aeroporto Piloto Osvaldo Marques, em Alta Floresta, por sua vez, agora possui um terminal 120% maior, com uma sala de desembarque 200% mais ampla.
Nos dois casos, as reformas incluem ainda novos sistemas de climatização, informação de voo e segurança operacional.
Já o Aeroporto Maestro Marinho Franco, em Rondonópolis, duplicou o tamanho de seu terminal e a sala de embarque aumentou 252%, enquanto a de desembarque cresceu mais de três vezes. Novos sistemas de ar-condicionado, controle de infraestrutura e segurança operacional foram implementados.