BH Airport recebe 5,6 milhões de viajantes no primeiro semestre
Movimentação foi 12% maior em relação aos primeiros seis meses do ano passado
O BH Airport registrou cerca de 5,6 milhões de passageiros entre janeiro e junho de 2024, um aumento de 12% em comparação ao mesmo período do ano passado. Esse foi o melhor resultado semestral já alcançado pelo aeroporto mineiro, localizado em confins, região metropolitana de Belo Horizonte.
Ao todo, foram realizados cerca de 53 mil pousos e decolagens no primeiro semestre deste ano, 10% a mais do que nos primeiros seis meses de 2023. Esse crescimento, segundo avalia a gestão do terminal, reflete a recuperação do setor aéreo, com a expectativa de que o segundo semestre mantenha números superiores aos do ano passado.
Rodrigo Côrtes, COO do BH Airport, ressaltou que o setor ainda se recupera das consequências da pandemia, mas agora é possível falar em crescimento e superação dos níveis pré-pandêmicos.
"Os números do primeiro semestre comprovam o que já esperávamos: 2024 tem sido um ano de recuperação. É importante ressaltar que a pandemia realmente atrasou o crescimento do setor e, se não fosse por ela, esses números seriam ainda melhores. Mesmo assim, estamos felizes com esse resultado histórico, que é uma ótima notícia não só para o setor de aviação, mas para o turismo e o desenvolvimento econômico do país. No ano passado, o BH Airport recebeu cerca de 10,5 milhões de passageiros e a expectativa é aumentar para 11,3 milhões em 2024, o que representa um crescimento de quase 8%"
Rodrigo Côrtes, COO do BH Airport
Expansão de rotas impulsiona crescimento
O COO destacou que o bom resultado também está diretamente ligado ao trabalho do BH Airport na expansão de rotas, atraindo cada vez mais passageiros. "Nesse primeiro semestre, já anunciamos oito novas rotas, além de aumentos de frequências em voos internacionais, fortalecendo as conexões de Minas Gerais com mais de 70 destinos dentro e fora do país," afirmou. Entre os destinos nacionais mais procurados estão:
- São Paulo
- Brasília
- Salvador
- Rio de Janeiro
- Recife
- Porto Seguro
- Vitória
Já entre os destinos internacionais, os mais demandados pelos clientes do aeroporto são:
- Portugal
- Panamá
- Chile
Novas companhias aéreas e rotas inéditas
Entre as novidades do primeiro semestre, destacam-se a chegada de novas companhias aéreas. A Sky, primeira ultra low cost a operar no terminal mineiro, oferece voos para Santiago, no Chile. A Voepass passou a operar duas novas rotas nacionais: Ribeirão Preto e Porto Seguro.
"O BH Airport é um hub estratégico para o Brasil e estamos sempre em busca de novas opções de companhias aéreas, voos e destinos, que ampliam a conexão dos mineiros com o Brasil e o mundo," afirmou Côrtes.
O semestre também foi marcado pelo anúncio de rotas inéditas, como o voo para Jacarepaguá (RJ), pela Azul, conectando os mineiros diretamente com a Zona Oeste do Rio de Janeiro. Pela primeira vez, o terminal passou a oferecer um voo operado pela Azul que liga Belo Horizonte a Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), sendo a única rota direta para o Acre no Sudeste.
A rota BH-Divinópolis, anunciada no primeiro semestre e operada pela Azul em aeronaves ATR com capacidade para 70 clientes, reforça o compromisso do BH Airport com o desenvolvimento local.