Fraport comemora retomada de procedimentos no Salgado Filho; veja vídeo
No primeiro dia, cerca de 1,8 mil passageiros embarcaram e desembarcaram pelo Terminal.
A Fraport Brasil celebrou a retomada do check-in, embarque e desembarque de passageiros no Aeroporto Salgado Filho, nessa segunda-feira (15). Este é considerado o primeiro passo para o retorno total das operações no terminal, já que todos estes procedimentos são para voos que pousam e decolam da Base Aérea de Canoas.
A operação é temporária e contempla a utilização da parte que não foi impactada pela enchente (pisos 2 e 3), viabilizando assim os procedimentos de forma mais ágil e eficaz já que é preparado para receber um volume maior de passageiros. No primeiro dia, cerca de 1,8 mil passageiros embarcaram e desembarcaram pelo Terminal.
Os processos estão sendo realizados na área Internacional, tanto check-in, quanto embarque.
“Hoje é um momento de celebração. É o primeiro passo para a retomada da operação total do aeroporto, à medida que avançamos nas reformas. Com o aumento de voos para o Rio Grande do Sul, podemos oferecer agora cinco posições de check-in para cada companhia aérea, enquanto no shopping tínhamos apenas duas posições que eram compartilhadas pelas três empresas"
Fabricio Cardoso, diretor de Operações da Fraport Brasil
Além disso, segundo ele, três módulos de pórtico e raio-X estão sendo operados para realizar o controle de inspeção de segurança de passageiros para o acesso à sala de embarque, enquanto no shopping só havia dois. Assim, o processo de check-in e despacho de bagagens se torna mais ágil.
O passageiro deve se apresentar no aeroporto três horas antes do seu voo. O processo de embarque se encerra 1h30 antes voo, e após é conduzido por ônibus até a Base Aérea de Canoas. No procedimento de desembarque, todos os passageiros serão conduzidos da Base até o aeroporto, que contará com uma estrutura de locadoras, vans, táxis, ônibus de turismo, transporte por aplicativo e estacionamento.
Pista passará por obras; Governo prevê retomada em outubro
Como vimos no Portal PANROTAS, a Fraport Brasil terá que reconstruir parte da pista de 3,2 mil metros de extensão do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, totalmente atingido pelas enchentes de maio. A concessionária que administra o terminal já recebeu as informações preliminares a respeito da situação da pista de pousos e decolagens.
O laudo completo das análises do solo deve ser entregue à Fraport na próxima segunda-feira (15), mas a necessidade de reconstrução da pista já era algo esperado pela concessionária.
O Governo Federal, por outro lado, está mais otimista. Em entrevista recente à Rádio Gaúcha, o ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, afirmou que a reabertura do terminal para receber pousos e decolagens deve acontecer até outubro.