Salgado Filho reabre em outubro com 50 voos diários, diz ministro
Silvio Costa Filho afirmou que aeroporto estará em pleno funcionamento até dezembro
O Governo Federal cravou a retomada parcial das operações aéreas no Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, para o mês de outubro. Fechado totalmente desde o dia 3 de maio, por conta das enchentes que afetaram todo o estado, o principal terminal aéreo do estado estaria em pleno funcionamento até dezembro.
Todas estas informações foram reveladas pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, em breve coletiva de imprensa realizada em Brasília, nesta terça-feira (16). Segundo ele, o Salgado Filho passaria a contar, num primeiro momento, com 50 voos diários e com um horário de funcionamento das 10h às 22h.
"O que ficou estabelecido é que agora, no mês de outubro, nós iremos reabrir parcialmente o aeroporto Salgado Filho com 50 voos diários, o que equivale a 350 voos semanais. E até dezembro, o terminal estará 100% aberto e operando da mesma maneira que vinha sendo operado antes da enchente"
Silvio Costa Filho, ministro de Portos e Aeroportos
A previsão do ministro Silvio Costa Filho corrobora o já dito pelo ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, em entrevista recente à Rádio Gaúcha. E todo este tempo para reabertura está diretamente ligado à necessidade da Fraport Brasil de reconstruir boa parte da pista de 3,2 mil metros de extensão.
A retomada do Salgado Filho, inclusive, é prioridade para Henrique Pires, secretário executivo da representação do RS em Brasília. Ele lembrou que "cerca de 52% dos desembarques de passageiros estavam destinados ao Turismo na Serra Gaúcha".
Salgado Filho já retomou primeiros procedimentos
Embora sem voos, os procedimentos de check-in, embarque e desembarque de passageiros foram devidamente retomados, nessa segunda-feira (15). Todos estes procedimentos ainda são para voos que pousam e decolam da Base Aérea de Canoas. Os processos estão sendo realizados na área internacional.
A operação é temporária e contempla a utilização da parte que não foi impactada pela enchente (pisos 2 e 3), viabilizando assim os procedimentos de forma mais ágil e eficaz já que é preparado para receber um volume maior de passageiros. No primeiro dia, cerca de 1,8 mil passageiros embarcaram e desembarcaram pelo Terminal.