Prazo para volta do Aeroporto de Porto Alegre será definido em 4 semanas
CEO global da Fraport virá ao Brasil em 17 de julho para definir o cronograma oficial de reabertura
O CEO global da Fraport, Stefan Schulte, virá ao Brasil entre 17 e 18 de julho, para definir o cronograma oficial de reabertura do Aeroporto de Porto Alegre, fortemente afetado pelas inundações pelas quais passou a capital do Rio Grande do Sul. Quando voltar, o terminal aéreo não estará imediatamente funcionando em 100% da sua capacidade.
Esse foi o diagnóstico dado pelo governo federal, após reunião realizada ontem (18) entre os ministros Rui Costa, da Casa Civil, Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, e Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos e representantes da Fraport.
Eles apontam que as condições de segurança da pista e de equipamentos essenciais para o funcionamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, deverão ser concluídas em um prazo de quatro semanas.
“Possivelmente, nós não vamos voltar com o aeroporto funcionando 100% da sua capacidade. Isso é absolutamente compreensível e natural. Agora, nós precisamos e insistimos na ideia, é isso que pensa o governo brasileiro, que nós precisamos que o aeroporto reabra em condições de segurança o mais rapidamente possível”, afirma o ministro Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta.
"Área do terminal do Aeroporto de Porto Alegre está limpa"
Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, toda área do terminal já está limpa. Ele ressalta também que o terminal de cargas já foi reaberto, já que 80% desse terminal é operado de maneira rodoviária. "E há hoje uma grande mobilização da própria Fraport e de toda a área técnica para fazer as análises do bom funcionamento do aeroporto para a reabertura”, afirma Silvio Costa Filho.
Ele destacou ainda que a Fraport reafirmou o compromisso de investir no Brasil. “Não só no Salgado Filho, mas em outras oportunidades de concessões que venham a surgir no país. A Fraport quer continuar fazendo investimentos no País”, afirmou.
Malha viária no Rio Grande do Sul
Costa Filho falou também sobre o esforço do Governo Federal para aumentar a malha viária no Rio Grande do Sul. “Essa semana, já foram autorizados mais 2 slots, temos 7 slots autorizados. Na próxima semana, vamos autorizar mais 3. Nós estamos falando em 10 voos diários, o equivalente a 70 voos semanais, que dá 140 a origem e destino. Entre o dia 16 ao dia 30, nós teremos mais de 16 mil assentos indo para o Rio Grande do Sul, nos 6 aeroportos regionais.”
O ministro disse que, na próxima semana, será implementado em Caxias do Sul o ILS, abreviação de Instrument Landing System, conhecido em português como Sistema de Pouso por Instrumento, que fornece aos pilotos informações essenciais que auxiliam na aterrissagem sob condições de teto e visibilidade restritas. “Vai ajudar na visibilidade noturna e na navegabilidade, para a gente poder melhorar cada vez mais a navegação, sobretudo do aeroporto de Caxias do Sul.”
Além dos ministros, acompanharam a reunião a secretária-executiva da Casa Civil, Miriam Belchior, e o presidente da ANAC, Tiago Sousa. Por videoconferência, entraram, da Alemanha, o CEO da Fraport AG, Stefan Schulte, o vice-presidente executivo da companhia, Holger Schaefers, e a vice-presidente for Global Investments & Management, Tamara Holger. De Porto Alegre, falaram a CEO da Fraport Brasil, Andreea Pal, e o vice-presidente da empresa no Brasil, Leonardo Carnielle.
Previsão de volta do Salgado Filho é dezembro
Por ora, o prazo de reabertura do Aeroporto de Porto Alegre é dezembro. Essa previsão foi dada por Fraport Brasil. A indústria do Turismo tem expectativa de que esse prazo possa ser encurtado. Colunista do Zero Hora, Rosane de Oliveira reforça esse otimismo ao divulgar que, após a citada reunião, acredita-se em reabertura parcial já em outubro. A informação, contudo, não foi confirmada nem por governo, nem por Fraport Brasil.