Filip Calixto   |   04/06/2024 09:59
Atualizada em 04/06/2024 10:04

Com dificuldade em POA, Anac aumentará uso do Aeroporto de Canoas

Terminal do interior gaúcho terá sua operação dobrada de 35 para 70 frequências semanais

Divulgação/MPor/Vosmar Rosa
A decisão de aumentar a movimentação de pousos e decolagens na cidade próxima à capital gaúcha veio depois de uma visita da comitiva liderada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho
A decisão de aumentar a movimentação de pousos e decolagens na cidade próxima à capital gaúcha veio depois de uma visita da comitiva liderada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho

A Base Aérea de Canoas, que fica a aproximadamente 15 quilômetros da capital gaúcha, será um ponto importante para manter o Rio Grande do Sul conectado ao restante do Brasil, no atual momento.

Com o aeroporto de Porto Alegre fechado após fortes chuvas e alagamentos, Canoas virou a principal opção para a Anac e demais autoridades aeroportuárias. Já a partir do próximo dia 10, o terminal terá sua operação dobrada de 35 para 70 frequências semanais, o equivalente a 10 voos diários.

A decisão de aumentar a movimentação de pousos e decolagens na cidade próxima à capital gaúcha veio depois de uma visita da comitiva liderada pelo ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, e o diretor-presidente da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), Tiago Pereira, entre outros servidores federais, ao terminal.

Durante a visita, a comitiva realizou uma avaliação técnica que contou com a participação das companhias aéreas que passarão a operar no terminal. Logo após foi feito um estudo para permitir a operação de voos no período noturno.

A Base Aérea de Canoas é um dos sete aeródromos do Rio Grande do Sul com voos ampliados para atender o estado em caráter emergencial. O terminal iniciou operação comercial de passageiros na segunda-feira, 27 de maio.

"Essa é a segunda etapa da operação. A gente espera que nas próximas semanas a gente possa seguir ampliando os voos, sobretudo visando a segurança para os passageiros e da aviação. Paralelamente, a gente também está fortalecendo a malha aérea regional, onde os seis aeroportos no estado estão recebendo cada vez mais voos e levando a população brasileira para o Rio Grande do Sul e, ao mesmo tempo, aquele que mora no estado poder se deslocar para outras cidades do país. Esse é um momento de unidade, de construção coletiva, de reconstrução. Os aeroportos são fundamentais para a retomada do crescimento econômico do estado", disse o ministro.

Situação do Aeroporto de Porto Alegre

Notícias de ontem (3) dão conta que o Aeroporto de Porto Alegre deve ser reaberto apenas em dezembro. A previsão veio depois de uma nova vistoria, feita no início desta semana, com representantes do governo federal e executivos da Fraport Brasil, empresa que administra o principal terminal aéreo gaúcho.

Em comunicado oficial, a Fraport Brasil deixa em aberto o prazo para o retorno das operações do Aeroporto de Porto Alegre, e diz que a fase de limpeza, iniciada hoje, deve durar aproximadamente 45 dias. A concessionária informa ainda que no início de julho provavelmente será possível detalhar as necessidades de intervenções na pista.

Tópicos relacionados