Aeroporto de Foz do Iguaçu (PR) terá capacidade operacional triplicada
CCR Aeroportos vai injetar cerca de R$ 370 milhões em obras no terminal
Com cerca de 60% das obras de ampliação já devidamente concluídas, o Aeroporto de Foz do Iguaçu, no Paraná, terá sua capacidade operacional triplicada ao fim das intervenções. Entre as melhorias que vão proporcionar uma maior comodidade e segurança aos turistas do Sul, destaque para nova área de check-in do aeroporto, que deverá começar a ser utilizada ainda este mês.
No total, a CCR Aeroportos, concessionária que administra o aeroporto, vai injetar cerca de R$ 370 milhões na infraestrutura local. As intervenções vão permitir triplicar a capacidade operacional do terminal, passando de 2 milhões de passageiros ano para 6 milhões por ano. Outra importante melhoria é a ampliação da pista de pouso e decolagem, que chegará a 2.800 metros de compimento, um aumento de 600 metros.
“Estamos trabalhando para modernizar os aeroportos brasileiros para elevar a qualidade dos nossos terminais e ampliar a malha aérea doméstico e internacional, promovendo a oferta de voos e a ampliação da conectividade aérea. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em novembro deste ano”, destacou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que visitou o terminal na última semana.
NÚMEROS - Gerido desde 2022 pela CCR Aeroportos, o aeroporto de Foz é o segundo mais movimentado do Paraná e quinto da região Sul. No ano passado, mais de 1,8 milhão de turistas passaram pelo terminal, aumento de 28% na comparação com o ano anterior. O sítio aeroportuário é a principal porta de entrada para um dos principais cartões-postais do Brasil: o Parque Nacional do Iguaçu.
Principais obras
As intervenções no aeroporto de Foz do Iguaçu incluem duas etapas: lado ar e lado terra. O lado ar é composto pela área de movimento de um aeródromo e terrenos e edificações cujo acesso é controlado. Já o lado terra é formado pela área comum onde todos podem circular, como estacionamentos, áreas de lojas e quiosques no saguão do terminal de passageiros.
LADO AR
- Revitalização e ampliação da pista de pousos e decolagens
- Adequações na faixa preparada
- Construção, recuperação e adequação de nova taxiway
- Bacia de contenção
- Novo Pátio (ampliação de 8 para 13 posições)
LADO TERRA
- Reforma e ampliação do Terminal de Passageiros
- Readequação de 4 pontes de embarque
- Construção de um Terminal de Cargas Internacional e três Terminais de Cargas Domésticos
- Realocação do Parque de Abastecimento de Aeronaves