Aeroportos de Uberlândia, Uberaba e Montes Claros serão renovados
Concessionária Aena Brasil anuncia o que vai mudar nos terminais mineiros concedidos à iniciativa privada
Nesta segunda-feira (25) a concessionária espanhola Aena anunciou um pacote de investimentos de R$ 4,5 bilhões para 11 aeroportos do bloco MG/SP/PA/MS, incluindo os aeroportos de Uberlândia, Montes Claros e Uberaba, em Minas Gerais.
O anúncio ocorreu em São Paulo, durante coletiva de imprensa realizada no Aeroporto de Congonhas (SP), em evento que contou com a presença do Ministro de Portos e Aeroportos, Sílvio Costa Filho, do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e outras autoridades estaduais e federais.
Confira as melhorias anunciadas para os aeroportos da Aena em Minas Gerais
Aeroporto de Uberlândia
As reformas propostas vão permitir ao aeroporto atingir uma capacidade de 2,15 milhões de passageiros ao ano. São melhorias de grande porte, com a construção de um novo terminal de passageiros, novo pátio de aeronaves, acesso viário e estacionamentos, além de novas taxiways. Uberlândia também passará a contar com pontes de embarque. Passou para a gestão da Aena em 10 de outubro.
Principais melhorias:
- Aumento da capacidade operacional para 2,15 milhões de passageiros/ano
- Construção de um novo terminal de passageiros com 10.000 metros quadrados
- Pontes de embarque e desembarque (fingers)
- Sala de embarque com cinco portões e 1.000 metros quadrados
- Balcões de check-in com 22 posições e 190 metros quadrados
- Três controles de segurança (raios-x), com área de 110 metros quadrados
- Restituição de bagagem com duas esteiras e área de 350 metros quadrados
- Novo sistema viário de acesso ao aeroporto
- Novo estacionamento
- Novo pátio com oito posições de estacionamento para aeronaves tipo C
- Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras
- Adequação da faixa preparada
- Adequação da faixa da pista
Aeroporto de Montes Claros
Com a ampliação do terminal de passageiros e a requalificação do prédio atual, Montes Claros vai crescer de 2 mil metros quadrados para 3,7 mil metros quadrados, com muito mais espaço para melhor atender os passageiros. A capacidade operacional será aumentada, assim como o número de passageiros atendidos por hora, simultaneamente. Um novo pátio terá quatro posições para aeronaves tipo C. Passou para a gestão da Aena em 16 de novembro.
Principais melhorias:
- Ampliação do terminal de passageiros de 2.000 metros quadrados para 3.700 metros quadrados
- A superfície da área pública será 3,5 vezes maior
- Sala de embarque com três portões e 450 metros quadrados
- Balcões de check-in com dez posições, em área de 80 metros quadrados
- Dois controles de segurança (raios-x) em área com 50 metros quadrados
- Restituição de bagagem com uma esteira e 170 metros quadrados
- Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras
- Adequação da faixa preparada
- Adequação da faixa da pista
- Novo pátio com quatro posições de estacionamento para aeronaves tipo C
- Novo pátio de aviação geral
- Nova taxiway
Aeroporto de Uberaba
Com uma movimentação atual de 92 mil passageiros ao ano, Uberaba vai chegar a 200 mil depois das melhorias propostas pela Aena. O número de passageiros processados simultaneamente vai crescer de 70 para 242, considerando embarques e desembarques. O TPS vai dobrar de tamanho e o novo pátio vai ficar com três posições para aeronaves C. O pátio da aviação geral será readequado. Foi integrado à rede Aena em 13 de novembro.
Principais melhorias:
- Ampliação do terminal de passageiros de 1.500 metros quadrados para 3.000 metros quadrados
- A superfície da área pública será cinco vezes maior
- Sala de embarque com dois portões em área de 380 metros quadrados
- Balcões de check-in com oito posições em área de 70 metros quadrados
- Um controle de segurança (raios-x), em área de 40 metros quadrados
- Restituição de bagagem com uma esteira em área de 140 metros quadrados
- Novo pátio com três posições de estacionamento para aeronaves tipo C
- Adequação de pátio para aviação geral
- Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras
- Adequação da faixa preparada
- Recolocação de PAPI nas cabeceiras