CCR Aeroportos e Aena Brasil entram para ACI-LAC
Conselho amplia sua rede para mais de 50 aeroportos no País, com 11 operadores
“Aena e CCR operam alguns dos mais importantes aeroportos no Brasil, País fundamental no transporte aéreo de nossa região. Ambos têm em suas carteiras aeroportos de perfis variados – dos maiores e mais movimentados do Brasil a aeroportos regionais que veremos desenvolverem-se imensamente nos próximos anos. É uma satisfação dar as boas-vindas a ambos os membros, certos de que sua chegada a ACI-LAC fortalecerá nossa comunidade de líderes aeroportuários com sua experiência em promover os mais elevados padrões de qualidade da indústria e, juntos, poderemos contribuir para o desenvolvimento do transporte aéreo no Brasil”.
Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC
A Aena Brasil é parte do grupo espanhol Aena, a maior operadora aeroportuária do mundo em número de passageiros. No Brasil, a concessionária administra 17 aeroportos, responsáveis por cerca de 20% do tráfego aéreo nacional. São eles o Aeroportos de Congonhas, Aeroporto Internacional de Recife, Aeroporto de Maceió, Aeroporto Internacional de João Pessoa, Aeroporto Internacional de Aracaju, Aeroporto de Campina Grande, Aeroporto de Uberlândia, Aeroporto Internacional de Campo Grande, Aeroporto Internacional de Ponta Porã, Aeroporto Internacional de Corumbá, Aeroporto de Uberaba, Aeroporto de Montes Claros, Aeroporto de Marabá, Aeroporto de Carajás, Aeroporto Internacional de Santarém e Aeroporto Interestadual de Altamira.
Já a CCR Aeroportos opera no mundo 20 aeroportos, que movimentam cerca de 40 milhões de passageiros ao ano. Entre eles, 17 aeroportos estão no Brasil. A empresa tem em seu portfólio 15 aeroportos conquistados na 6ª rodada de concessões do governo federal, realizada em abril de 2021, que são: Curitiba (PR), Foz do Iguaçu (PR), Londrina (PR), Bacacheri (PR), Navegantes (SC), Joinville (SC), Pelotas (RS), Uruguaiana (RS) e Bagé (RS), no Bloco Sul. E Goiânia (GO), Palmas (TO), Teresina (PI), São Luís (MA), Imperatriz (MA) e Petrolina (PE), no bloco Central.
Em outubro de 2021, a CCR Aeroportos também venceu o leilão do Aeroporto da Pampulha, em Belo Horizonte (MG), concedido pelo governo de Minas, cuja operação iniciou em 2022. A empresa opera ainda o Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, por meio da BH Airport, sociedade formada com Zürich Airport e Infraero. No restante da América Latina e Caribe, CCR Aeroportos opera os aeroportos de Quito (Equador), Juan Santamaria (Costa Rica) e Curaçao (Antilhas Holandesas), que já eram membros de ACI-LAC.