Anac lança inspeção única de segurança para passageiros; entenda
Projeto One Stop Security começa a ser testado no Aeroporto de Guarulhos
Após trabalho realizado em parceria com a Agência Estatal de Segurança Aérea espanhola (AESA), a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac lançou nesta quinta-feira, 21 de dezembro, no Aeroporto Internacional de Guarulhos (GRU Airport), a Inspeção Única de Segurança (OSS, da sigla em inglês de One Stop Security) para passageiros provenientes da Espanha. O projeto piloto prevê que a inspeção de segurança ocorrerá somente na origem, tornando a viagem mais confortável e rápida devido à redução de trajetos e à agilidade no trânsito de passageiros entre aeronaves durante conexões de voos nos aeroportos.
O reconhecimento do procedimento pela Espanha, ainda em teste no Brasil, foi o primeiro passo do projeto, que agora entra em fase de ajustes e validação. A iniciativa só foi possível após assinatura de Memorando de Entendimentos pela ANAC e AESA, em 2022, durante a 41ª Assembleia da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) realizada em Montreal, no Canadá.
O One Stop Security em Guarulhos é uma iniciativa que visa ampliar a facilitação do fluxo de transporte de passageiros. O foco é contribuir para uma aviação mais ágil, integrada e prática.
Durante o lançamento do OSS em GRU Airport, a ANAC assinou portaria aprovando Procedimento Operacional Padrão (POP) para o Aeroporto de Guarulhos com vistas à autorização para a inspeção única, o que dá início à fase de testes de implementação em coordenação com as empresas aéreas e acompanhamento da ANAC.
Para o avanço das tratativas, a ANAC contou com o apoio do Departamento de Negociação e Serviços do Ministério das Relações Exteriores (MRE).