Victor Fernandes   |   21/11/2023 11:52

Infraero planeja expansão do Aeroporto de Poços de Caldas (MG)

Projeto segue a perspectiva de crescimento econômico do município até 2042


Divulgação
Expectativa é que o aeroporto atenda 23.712 passageiros anuais em 2042
Expectativa é que o aeroporto atenda 23.712 passageiros anuais em 2042

A Infraero apresentou o novo Plano Diretor do Aeroporto Municipal de Poços de Caldas, em Minas Gerais, a ser implementado a partir de 2027, conforme contrato firmado com a Prefeitura do município mineiro. Os estudos levam em consideração um potencial de atendimento de 23.712 passageiros por ano e movimentação de 4.574 pousos e decolagens em 2042, tendo como aeronave principal o ATR-72.

O plano inclui proposta de desapropriação de áreas para permitir a operação do aeroporto com aeronaves de maior porte, a implantação de RESA (Runway End Safety Area – área de segurança de fim de pista), a ampliação do terminal de passageiros, com a reestruturação dos acessos de veículos, a construção de um novo estacionamento, a instalação de um novo hangar e o deslocamento do parque de abastecimento de aeronaves, entre outras melhorias.

"O projeto segue a perspectiva de evolução do aeroporto e do crescimento econômico do município, tendo por base a demanda projetada até o ano de 2042".

Joelson Pereira, gestor da Infraero no Aeroporto de Poços de Caldas

Para o secretário de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, este plano representa um marco significativo no desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária local, alinhado com a visão de crescimento econômico do município e a crescente demanda por serviços aéreos. "Com compromisso em garantir que o Aeroporto de Poços de Caldas não atenda apenas às necessidades atuais, mas prepare-se para os desafios e oportunidades que o futuro nos reserva até o ano de 2042", afirmou.

A Infraero administra o Aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles desde outubro de 2022, por contrato com a Prefeitura Municipal. Nesse período, a companhia já implementou e pôs em ação a fiscalização de pátios e pistas, os serviços de vigilância, limpeza e conservação e os serviços de manutenção civil e das áreas verdes do sítio aeroportuário, com 840 mil metros quadrados. A dimensão atual da pista de pouso e decolagem é de 1.515 por 30 metros. A Infraero propõe ampliá-la para 1.600 por 45 metros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados