Victor Fernandes   |   30/08/2023 11:40

Falha no controle aéreo do Reino Unido cancela 2 mil voos

Mais de 1,5 mil voos foram cancelados na segunda-feira (28), enquanto 345 foram suspensos ontem (29)


Divulgação
Falha foi causada por dados de voo “duvidosos
Falha foi causada por dados de voo “duvidosos"

Mais de 2 mil voos foram cancelados nos últimos três dias após uma falha no sistema de controle aéreo do Reino Unido que durou horas e causou um colapso nos horários dos voos e deixou milhares de viajantes retidos. O chefe de controle de tráfego aéreo do Reino Unido, Martin Rolfe, disse que a falha – causada por dados de voo “duvidosos” – foi corrigida e não ocorrerá no futuro.

Em uma entrevista com Simon Calder, correspondente de viagens do The Independent, Rolfe também explicou como os engenheiros dos Serviços Nacionais de Tráfego Aéreo (Nats) correram contra o tempo para colocar o sistema novamente on-line depois da interrupção. Rolfe disse que a falha foi identificada pela primeira vez às 8h30, três horas antes de o sistema automático ficar off-line.

“Estávamos trabalhando em um cronograma para restaurar o sistema antes das 12h30”, acrescentou. O que se seguiu foi uma comunicação alternada com as companhias aéreas, o Departamento de Transportes, a Autoridade de Aviação Civil – e a constatação de que “havia potencial para um problema significativo”.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados