Associação detona lentidão no processo de imigração do RIOgaleão
Passageiros tiveram que esperar quase uma hora de espera na fila para o processo de imigração no Riogaleão
Os mais de 700 passageiros oriundos dos voos da KLM e da British Airways, que desembarcaram ontem (25), por volta das 20h, no aeroporto internacional RIOgaleão (RJ), enfrentaram quase uma hora de espera na fila para o processo de imigração.
A lentidão foi causada pela paralização das operações das máquinas instaladas, pela Polícia Federal, no controle imigratório do aeroporto com o objetivo de automatizar o controle do passaporte e facilitar o processo de entrada e saída do país dos cidadãos brasileiros acima de 18 anos. Sem a necessidade de passar pelo guichê da Polícia Federal, o cidadão entra em uma fila específica para utilizar o equipamento. O relato é da associação Rio Vamos Vencer.
Além das máquinas inoperantes, os passageiros ainda foram surpreendidos com a escassez de agentes da Polícia Federal, responsáveis pelo atendimento presencial. Dos mais de 30 guichês disponíveis, apenas cinco estavam ativos.
A lentidão foi causada pela paralização das operações das máquinas instaladas, pela Polícia Federal, no controle imigratório do aeroporto com o objetivo de automatizar o controle do passaporte e facilitar o processo de entrada e saída do país dos cidadãos brasileiros acima de 18 anos. Sem a necessidade de passar pelo guichê da Polícia Federal, o cidadão entra em uma fila específica para utilizar o equipamento. O relato é da associação Rio Vamos Vencer.
Além das máquinas inoperantes, os passageiros ainda foram surpreendidos com a escassez de agentes da Polícia Federal, responsáveis pelo atendimento presencial. Dos mais de 30 guichês disponíveis, apenas cinco estavam ativos.
O presidente da Associação Rio Vamos Vencer, Marcelo Conde, vê com preocupação este cenário e faz um alerta às autoridades. “Cenários como este são inaceitáveis, principalmente em um momento onde destinos de todo o mundo estão se promovendo, disputando turistas e se aprimorando para oferecer uma melhor experiência e serviços de qualidade aos passageiros”, enfatiza o executivo, acrescentando que isso afeta diretamente a competitividade do Rio de Janeiro.“Já perdemos boa parte da nossa malha aérea para outros Estados e, somado a isso, os turistas internacionais que escolhem o Rio como porta de entrada são obrigados a aguardar horas numa fila para entrar no País. Aprimorar nossos serviços é item primordial para que possamos manter a atratividade do destino”, finalizou Conde