Dicas para as agências de viagens usarem melhor as redes sociais
Palestra do PANROTAS Next destacou algumas dicas de como interagir com clientes via rede socias
Lidando com um mercado consumidor que passa, em média, 3 horas e 46 minutos por dia navegando pelas redes sociais, segundo dados da We Are Social e Maltwater, diferentes mercados e empresas brasileiras podem fazer dessas plataformas seu principal canal de contato e até vendas. O espaço de oportunidade vale para variados tipos de produto e também para as viagens, que podem encontrar nessas redes uma vitrine cada vez mais útil e eficaz.
Esse caminho sem volta foi tema da palestra A Comunicação no Turismo em Tempos de IA, que levou a agentes de viagens de diferentes cidades um compilado de informações sobre como utilizar as redes para converter o potencial dessas plataformas em vendas.
A palestra foi apresentada por José Guilherme Alcorta e Artur Andrade, CEO e editor-chefe da PANROTAS, respectivamente, durante as paradas do PANROTAS Next, em Goiânia, Ribeirão Preto, Porto Alegre e Curitiba.
E como principais insights a apresentação trouxe 11 tendências para vender nas redes sociais e algumas dicas de como interagir com seu cliente.
Tendências
- Criação de Comunidade – gerando lealdade, confiança, engajamento e conhecimento de marca;
- Crescimento na criação de vídeos – que podem ser curtos ou longos, de acordo com a plataforma onde ele pode ser acessado;
- E-Commerce nas redes sociais – o social commerce;
- Informações com cara de serviço – é possível gerar engajamento apresentando informações com listas dicas e serviços;
- Storytelling e + storytelling;
- Viagens com significado – aquelas que criam conexão além da experiência;
- Buscas nas rede sociais – procure ter um nome fácil e único nas redes;
- Trabalho com influencers de todos os tamanhos – agentes de viagens são também influenciadores;
- Interatividade – com jogos, pesquisas, humor e realidade aumentada;
- Autenticidade;
- Tecnologia para ajudar em tudo – da inteligência artificial à publicidade nichada que algoritmos conseguem produzir.
Como interagir com o potencial cliente nas redes sociais
- Seja empático (especialmente nos momentos de crise)
- Criativo (na imagem da empresa, nos mimos, na comunicação, deixe sua marca)
- Transparente e proativo
- Marcante visualmente (e consciente)
- Tecnológico mas sem esquecer que há história para se contar
- Tenha as melhores imagens e vídeos (aposte em vídeos, sejam longos ou curtos, sempre observando a característica da plataforma)