Pedro Menezes   |   28/02/2025 11:58
Atualizada em 28/02/2025 12:28

Decolar anuncia auditoria em emissão de bilhetes e opta por demissões

Investigação revela que Decolar usou tarifa operadora em algumas vendas somente do aéreo


Divulgação

A Decolar instaurou uma auditoria interna e externa para averiguar irregularidades na venda de passagens aéreas através da tarifa operador, que nada mais é do que uma tarifa especial, mais barata, que é parte de negociação direta entre companhias aéreas e empresas operadoras de viagens - e que deve ser vendida dentro de um pacote e não isoladamente.

A investigação revela que Decolar passou a incorporar a tarifa com desconto destinada a pacotes nas suas vendas diretas de passagens aéreas, o que é considerada uma prática irregular.

Após investigação, da qual a Prosus (que anunciou a intenção de aquisição da Decolar agora em janeiro) e as companhias aéreas já estão cientes, a fraude foi confirmada e envolve, a princípio, cerca de 51 bilhetes aéreos, segundo a própria empresa.

As informações foram divulgadas primeiramente pelo Valor Econômico e confirmadas pelo Portal PANROTAS com a própria Decolar, que enviou um comunicado oficial sobre o tema (veja abaixo). A Latam, por sua vez, também foi procurada, mas afirmou que não se pronunciará sobre o caso.

"Sobre o tema, na Despegar (Decolar) queremos reafirmar que sempre trabalhamos com os mais altos padrões de transparência. Graças às frequentes práticas de auditoria interna, foram descobertas algumas irregularidades em processos internos, o que levou imediatamente a um processo de auditoria externa. Como resultado dessa investigação e seguindo nosso alto compromisso com a transparência, decidiu-se desligar imediatamente alguns funcionários"

Decolar, em comunicado oficial

"Tanto a Prosus quanto nossos parceiros estratégicos foram informados em tempo hábil sobre os resultados da auditoria e da investigação interna, mantendo uma excelente relação com todos. Por fim, é importante ressaltar que nenhum consumidor sofreu qualquer prejuízo e que esta foi uma questão operacional resolvida corporativamente entre a Despegar (Decolar) e seus parceiros estratégicos"

Decolar, em comunicado oficial

Comunicado oficial da Decolar na íntegra

"Sobre o tema, na Despegar (Decolar) queremos reafirmar que sempre trabalhamos com os mais altos padrões de transparência. Graças às frequentes práticas de auditoria interna, foram descobertas algumas irregularidades em processos internos, o que levou imediatamente a um processo de auditoria externa. Como resultado dessa investigação e seguindo nosso alto compromisso com a transparência, decidiu-se desligar imediatamente alguns funcionários.

Tanto a Prosus quanto nossos parceiros estratégicos foram informados em tempo hábil sobre os resultados da auditoria e da investigação interna, mantendo uma excelente relação com todos. Por fim, é importante ressaltar que nenhum consumidor sofreu qualquer prejuízo e que esta foi uma questão operacional resolvida corporativamente entre a Despegar (Decolar) e seus parceiros estratégicos"

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados