Filip Calixto   |   15/10/2024 17:30
Atualizada em 15/10/2024 17:32

Confira 10 dicas para fortalecer a atuação das agências de viagens

Artur Andrade, editor-chefe da PANROTAS, elencou algumas dicas para agências

PANROTAS / Filip Calixto
Artur Andrade, da PANROTAS, no Next Campo Grande
Artur Andrade, da PANROTAS, no Next Campo Grande

CAMPO GRANDE (MS) - Na última edição do PANROTAS Next de 2024, realizada em Campo Grande, Artur Andrade, editor-chefe e COO da PANROTAS, conduziu uma palestra sobre a origem da força das agências de viagens. O evento, que aconteceu nesta terça-feira (15), no hotel Deville Campo Grande, reuniu mais de 90 profissionais.

As dicas reforçam a importância de manter as características que fazem das agências de viagens uma escolha única para os consumidores. Com foco no relacionamento, especialização e adaptação às novas tecnologias, os agentes podem continuar a desempenhar um papel essencial no setor.

A palestra conduzida por Artur Luiz Andrade contou com a ajuda da plateia que colaborou nos argumentos para cada um dos itens e tendências apontados. Confira as principais dicas e insights compartilhados na palestra "De onde vem a força das agências de viagens?":

1. Diferenciais

"Em comparação com a venda direta, as OTAs (Online Travel Agencies) e os robôs, o agente de viagens oferece algo único: suporte, pós-venda – que ocorre durante e depois da viagem –, conhecimento, confiabilidade, atendimento personalizado e expertise"

Artur Luiz Andrade, enumerando itens citados pela plateia

Esses atributos criam um diferencial que agrega valor ao cliente, garantindo uma experiência mais completa e segura.

2. Relacionamento

"Conhecer, saber quem é o cliente e trocar experiências são diferenciais que as OTAs não têm. Esse contato direto é fundamental para o agente de viagens", afirmou Artur. Segundo ele, a construção de uma relação de confiança com o cliente é um dos principais trunfos das agências.

3. Conhecimento (do técnico ao pop, do destino ao cliente)

"Saber o que está rolando, o que está acontecendo no mundo é essencial, porque o passageiro sabe disso e ele quer que você saiba também. Ouça seu cliente, entenda suas razões... Isso também é conhecimento", orientou Andrade.

Estar atualizado e atento às mudanças e tendências do mercado é vital para oferecer um atendimento que vá ao encontro das expectativas dos clientes.

4. Parcerias (diga-me com quem andas…)

"Você tem o poder de selecionar para quem e como vender, além de escolher quem são os parceiros que negociam com vocês. Escolha de quem você quer ser parceiro e fidelize", disse o palestrante.

Segundo Artur, essa liberdade de escolha ajuda a moldar a oferta de produtos e serviços, garantindo que os clientes recebam o melhor.

5. União (o Turismo não sabe brigar)

"A gente sabe que o Turismo tem dificuldade em brigar pelos seus interesses", comentou Andrade, apontando para a necessidade de maior coesão entre os profissionais do setor, sobretudo frente ao porder público. Trabalhar juntos pode ajudar as agências a enfrentar desafios comuns e conquistar melhores condições no mercado.

6. Especialização (do luxo ao nicho mais específico)

"Luxo, viagens inclusivas, com animais, para voluntariado, prática de esportes… Especializem-se", recomendou o COO da PANROTAS. A busca por nichos específicos é um caminho para que as agências se destaquem e atendam demandas diferenciadas, alcançando públicos variados e mais segmentados.

7. Credibilidade e reputação (das redes sociais à sua marca)

"Tenham consciência de quem vocês representam, da postura que transmitem e da imagem têm no mercado, se é sólida ou não. É importante mostrar que você foi lá, experimentou e recomenda", destacou o palestrante.

Segundo Artur, essa credibilidade é construída não apenas nas redes sociais, mas também nas experiências que cada agente acumula e compartilha com seus clientes.

8. Posicionamento (quem é você?)

"O que você é e quem é? É importante que o cliente saiba o seu posicionamento, quem é você e para onde quer ir", afirmou Andrade. Definir uma identidade clara e consistente pode ajudar as agências a se diferenciarem no mercado e a conquistarem a confiança dos clientes.

9. Antena atualizada (faça a IA te servir)

"Faça a inteligência artificial te servir. Utilize-a como uma ferramenta a seu favor", sugeriu. Para o editor-chefe e COO da PANROTAS, a tecnologia deve ser uma aliada, e não uma concorrente. Integrar a IA às estratégias de atendimento pode otimizar o trabalho do agente e aprimorar a experiência do cliente.

10. Resiliência (vocês vão ter que me engolir)

"O agente de viagens está 'sob risco' de acabar há muito tempo, mas se fortalece cada vez mais", concluiu Andrade. Segundo ele, a capacidade de adaptação e persistência dos agentes são fundamentais para a sobrevivência e o sucesso no mercado de Turismo.

Além das palestras, O PANROTAS Next Campo Grande trouxe apresentações de empresas como Coris, CVC, Travel Tech Hub e ViagensPromo, além dos destinos, representados por Setur Bahia, Setur Ceará, Viaje Paraná e Visit Buenos Aires.

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