Pedro Menezes   |   19/09/2024 18:33

Presidente da Abav-SP | Aviesp destaca o poder do associativismo

Em seu mais novo artigo, Bruno Waltrick reafirma que o associativismo é uma via de mão dupla

PANROTAS / Emerson Souza
Bruno Waltrick, presidente da Abav-SP | Aviesp
Bruno Waltrick, presidente da Abav-SP | Aviesp

O presidente da Abav-SP | Aviesp, Bruno Waltrick, acredita que o associativismo desempenha um papel fundamental na consolidação e no fortalecimento das empresas, incluindo o Turismo. Em seu mais novo artigo, o executivo reafirma que o associativismo é uma via de mão dupla e tem vantagens para ambos os lados. Confira abaixo.

O poder do associativismo para transformar o Turismo

"Inspirado na atuação e contribuição do meu pai com o setor, que foi vice-presidente financeiro da Abav Nacional, vice-presidente do já extinto FAVECC e sempre foi associado, me interessei pelo associativismo. Aprendi que ele nos une porque no geral compactuamos das mesmas dores. E, por mais clichê que seja esta frase, juntos somos muito mais fortes, ou melhor, nos tornarmos mais fortes.

Acredito que o associativismo desempenha um papel fundamental na consolidação e no fortalecimento das empresas. E no Turismo, isso não é diferente. No caso da Abav-SP | Aviesp já são 65 anos contribuindo com o desenvolvimento do setor como um todo e impactando positivamente no dia a dia das nossas agências associadas. E, me alegra muito em ver que cada vez mais as pessoas se interessarem em estar junto conosco, e o que é melhor, entendendo a importância e benefícios que ser um associado traz.

Cabe aqui contar uma história. Durante a pandemia da Covid 19 - especialmente no início, em 2020 - todo mundo lembra o quanto as agências de viagens foram impactadas. Além de ver a receita ir a praticamente zero, se mantiveram fortes para encontrar meios de trazer os seus passageiros de volta e cumprir com o seu papel de agente de viagens, SERVIR PESSOAS. Naquele momento, a associação foi essencial em uma série de aspectos - sejam eles práticos de ajuda ao setor, ou psicológicos, trazendo lives com temas importantes naquele cenário.

Por outro lado, passada esta crise, resolvemos - naquela época sob a presidência do Fernando Santos, e sendo eu o VP Financeiro da Abav SP | Aviesp- reorganizar a casa. Como haviam, infelizmente, muitos inadimplentes, cumprimos com o estatuto, o que reduziu muito o nosso quadro de associados. Uma medida dolorida, mas necessária.

A partir de junho de 2022, estruturamos um trabalho para expandir o nosso alcance e crescer a nossa base. Já junto com a Aviesp, fomos em busca das agências do Estado de São Paulo com o objetivo de elucidar o nosso trabalho e demonstrar aquilo que já disse no início: juntos nos tornamos mais fortes. O resultado foi um aumento gradual no número de associados, que ocorre até hoje. Na nossa equipe há uma pessoa só focada nestes objetivos, e os números são surpreendentes: temos, em média, um novo associado a cada três dias.

Hoje, temos aproximadamente 570 agências associadas. Um número real e que muito me orgulha. Mas, por outro lado, nos provoca um desafio enorme, uma vez que sabemos que há potencial para que o nosso quadro se amplie ainda mais.

Esta conquista, porém, não se deve apenas ao fato de realizarmos este trabalho. Mas sim porque as agências que estão chegando perceberam o valor de tudo que fazemos e oferecemos para eles. E este é um motivo para comemorar. Quando aceitei o desafio de ser o presidente mais novo a assumir a Abav-SP | Aviesp é porque eu acredito muito no associativismo.

Ao longo dos anos temos trabalhado em aperfeiçoar a nossa comunicação, interna e externa, para que os agentes de viagens, associados e não associados, consigam estar por dentro da nossa atuação. Por isso criamos o Papo com o Agente e o Fale com o Presidente, para estarmos mais próximos do associado para ouvir suas “dores”, abordar ideias e tirar dúvidas. E temos um time e uma assessoria de imprensa voltada, dentre outras atribuições, para disseminar o que está sendo realizado pelos agentes e no Trade.

Seja por conta de benefícios como o Seguro de Responsabilidade Civil, ou pela hospedagem que oferecemos anualmente durante a nossa feira e em nosso meeting, cada vez mais agências têm se juntado a nós.

Com mais associados, a Abav-SP | Aviesp segue se fortalecendo. A quantidade de associados que conseguimos unir, nos confere um peso significativo no mercado e, com isso, uma maior capacidade de influenciar decisões e políticas públicas, bem como atuar junto a fornecedores que apresentem práticas ou políticas que vão contra às agências. E não falo apenas da Abav-SP | Aviesp, mas do sistema como um todo.

A nossa atuação não acontece apenas junto ao poder público. Reconhecemos que o agente de viagens, muitas vezes é o elo frágil na cadeia do turismo, uma vez que atua intermediando clientes junto a fornecedores que são empresas gigantescas se comparado ao tamanho deles. Desta forma, as agências encontram no associativismo uma maneira de se fortalecer e defender seus interesses. Ao fazer parte de uma associação como a Abav, os agentes têm acesso a uma rede de benefícios exclusiva, como a conciliação com fornecedores e a assessoria jurídica. Estes e outros, que eu já citei, ajudaram uma série de agências a mitigar prejuízos enormes.

Pensamos também no futuro. Acreditamos que é nosso papel contribuir na formação de mão de obra qualificada para o setor. O projeto "Construindo o Futuro", que está indo para a sétima edição e desde a terceira é feito em parceria com a Setur-SP, é um exemplo de como a associação atua para a qualificação dos futuros profissionais do turismo. Ao proporcionar contato direto com empresas e profissionais do setor, os alunos têm a oportunidade de aprender na prática as competências necessárias para atuar no mercado de trabalho junto a líderes das agências associadas.

E você deve estar se perguntando, porque valorizar tanto o associativismo em uma semana em que o setor viveu uma derrota com o veto ao artigo que liberava as agências de viagens da Responsabilidade Solidária na Lei Geral do Turismo? É exatamente por isso que resolvi escrever este artigo. Somente com a participação de todos, conseguiremos mostrar a nossa verdadeira força. Quanto mais conseguirmos somar, mais relevância teremos junto ao poder público. Este tema jamais tinha chego tão perto de ser sancionado. Por isso eu friso: “Juntos, podemos ir mais longe!

Importante ressaltar que nós, Abav-SP | Aviesp, não fazemos nada sozinhos. O associativismo é uma via de mão dupla. O nosso trabalho do lado de cá está estritamente ligado a participação dos associados. Seja pelo simples acompanhamento das ações e informações nos nossos e-mails e grupos de whatsapp, ou participando dos nossos eventos - que nos ajudam a captar recursos para aprimorarmos cada vez mais a nossa atuação. E, mais uma vez, não falo apenas da Abav-SP | Aviesp, mas do sistema como um todo. Teremos na próxima semana uma oportunidade de estarmos juntos para troca de ideias, conhecimento e networking na Abav Expo. O Turismo tem um encontro marcado em Brasília, de 26 a 28/09. Nos vemos lá!"

Bruno Waltrick é presidente da Abav-SP | Aviesp.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados