Artur Luiz Andrade   |   07/08/2024 18:33
Atualizada em 07/08/2024 20:45

Hurb diz que Senacon e FGV mediarão pagamentos a consumidores prejudicados

Assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o governo é esperada para os próximos dias

Reprodução/Wikipedia
Hurb afirmou que tem caixa para pagar as dívidas com os consumidores lesados e que terá a ajuda da FGV e da Senacon na mediação desses pagamentos
Hurb afirmou que tem caixa para pagar as dívidas com os consumidores lesados e que terá a ajuda da FGV e da Senacon na mediação desses pagamentos

Em resposta à reportagem desta quarta-feira (7), na qual a Associação de Magistrados do Estado do Rio de Janeiro (Amaerj) afirma que “apesar de a empresa continuar funcionando normalmente, raramente cumpre decisões judiciais e, dificilmente, seus valores ou bens são encontrados para suprir os débitos executados”, a Hurb enviou à PANROTAS um comunicado, no qual comenta sobre os processos de “renegociação das dívidas com os parceiros, regularização de pendências e reativação de grandes fornecedores em sua plataforma”.

Segundo a Hurb, a empresa tem caixa para pagar as dívidas com os consumidores lesados e que terá a ajuda da FGV e da Senacon na mediação desses pagamentos.

Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com a Secretaria Nacional do Consumidor deve ser assinado nos próximos dias, diz a Hurb nesse comunicado.

Leia a íntegra abaixo:

“Guiado pela missão de democratizar o acesso a viagens para milhares de brasileiros, o Hurb, que atua há mais de 13 anos no setor de turismo, sempre prezou pela transparência com os seus viajantes. Apesar de não comentar processos judiciais e/ou ações em andamento, por questões legais, a companhia afirma que está à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos.

Em ritmo de retomada positiva do negócio, o Hurb informa que segue com a renegociação das dívidas com os parceiros, regularizando pendências e reativando grandes fornecedores em sua plataforma. No que diz respeito aos clientes impactados, a empresa aproveita para compartilhar que, em junho de 2024, foi aprovado o projeto de mediação coletiva, uma proposta da empresa para dar seguimento às negociações com seus públicos. Sobre a iniciativa, a companhia acredita que a validação do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ) e a experiência da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que será sua parceira na mediação, trazem a credibilidade que projeto precisa e ainda reafirmam o compromisso da empresa em estreitar o relacionamento com o seu consumidor, a fim de desenhar estratégias personalizadas que atendam aos seus interesses e aos do Hurb.

A companhia informa ainda que as reuniões junto ao Nupemec (Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, do TJRJ), com a presença da FGV, já se iniciaram com o intuito de personalizar a plataforma e alinhar as regras da mediação, que deve entrar oficialmente em vigor a partir de outubro deste ano. Além disso, retomando as conversas com a Senacon, acredita-se que o TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) deva ser assinado nos próximos dias, dando uma abrangência nacional a esta mediação e ratificando esse momento de retomada da empresa.

A empresa pode afirmar que não está sem recursos. As conversas com bancos e instituições financeiras, a fim de normalizar o fluxo de caixa da empresa, lograram bons resultados. Agora, a decisão pela negociação com a Senacon visa, justamente, garantir uma orientação em relação à distribuição dos recursos, de modo a contemplar de forma igualitária o maior número de clientes do Hurb. Assim, a companhia realiza uma resolução com validação de um órgão regulatório. Ao contrário do que vem sendo dito, até então, nenhum bem do Hurb chegou a ser expropriado para cumprir decisões judiciais, comprovando que tal suposição é falaciosa.

O Hurb nasceu com a missão de transformar e otimizar o setor de turismo, conectando pessoas e lugares. O nosso objetivo primordial é realizar o sonho de viagem a cada vez mais brasileiros. Hoje, vivemos momentos de turbulência, lamentamos pela frustração dos clientes impactados, mas sabemos que ainda haverá desafios pela frente. No entanto, reforçamos que estamos trabalhando incansavelmente em força-tarefa para normalizar as nossas operações. Para se ter uma dimensão do alto volume das operações do Hurb, ao longo dos 13 anos de história do Hurb, já foram mais de 5 milhões de pessoas embarcadas, além de aproximadamente 22 milhões de diárias vendidas - números que demonstram o comprometimento da empresa com os seus clientes.

Por fim, o Hurb frisa que, em prol da escuta ativa e cuidado com seus públicos, está à disposição para esclarecer eventuais dúvidas.”



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