Abav-RS repudia companhias aérea por "desinformação" ante tragédia
Entenda melhor no comunicado enviado pelo presidente da entidade, João Augusto Machado
A Associação das Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (Abav-RS) acredita que as companhias aéreas (sem citar nenhuma em específico) estão praticando serviço de desinformação em relação à tragédia enfrentada pelo Estado devido às fortes chuvas das últimas semanas.
Veja o comunicado na íntegra, assinado pelo presidente da entidade, João Augusto Machado.
A Associação das Agências de Viagens do Rio Grande do Sul (ABAV-RS), por meio da presente nota, manifesta repúdio ao comportamento das Cias Aéreas quando se refere à atualização das informações sobre suas operações nesta tragédia em que o RS passa, sem priorizar a sua comunicação com as agências de viagens e entidades afim.
No Brasil, a maior parte dos bilhetes aéreos é vendida por intermédio de agências, cerca de 75% dos voos domésticos e 85% dos internacionais. É um serviço de desinformação que as mesmas sejam atualizadas via imprensa e que a comunicação das Cias Aéreas esteja sendo dirigida ao consumidor final, em detrimento desses parceiros B2B tão fundamentais e que são os interlocutores com o mercado. Nos sentimos desvalorizados, além desse fluxo dificultar ainda mais nosso trabalho que envolve tanta responsabilidade, principalmente neste momento tão delicado.
A ABAV é a maior entidade sem fins lucrativos do país representativa dos interesses dos Agentes de Viagens. Com quase 70 anos de atuação no Brasil e há mais de 60 anos presente no estado do Rio Grande do Sul, é formada por aproximadamente 2,2 mil agências de viagens espalhadas por todo o território nacional, atua desde 1953 em defesa dos direitos dos profissionais do setor.
As agências agradecem a compreensão de seus passageiros e clientes e a ABAV-RS reitera a importância da força e união do trade turístico, ressaltamos o nosso compromisso e respeito com todos. Esperamos que este comportamento seja revisto.
— João Augusto Machado, presidente da ABAV-RS | Porto Alegre, 22/05/2024