Da Redação   |   08/03/2024 08:18

As estratégias da Decolar para crescer: pacotes, omnichannel e B2B

Expansão das lojas físicas vai facilitar vendas de maior valor agregado, dizem diretores


PANROTAS / Marluce Balbino
Daniela Araújo, diretora de Produtos Não Aéreos da Decolar
Daniela Araújo, diretora de Produtos Não Aéreos da Decolar

Vender mais tipos de produtos além do aéreo, utilizar canais diversos e contar cada vez mais com o B2B: esses são os pilares para a atuação da Decolar no Brasil nos próximos anos, a julgar pelas palavras de lideranças como Daniela Araújo, diretora de Produtos Não Aéreos, e Stefano Ross, diretor de Canais da empresa no Brasil

Ambos foram nomeados nas respectivas posições há menos de um ano - Araújo em maio e Ross em outubro. Paralelamente, conduzem a Decolar ao que o diretor geral da empresa no pais, Alex Todres, trata como prioridade para o futuro: diversificação das vendas e omnicanalidade.

"Olhamos para 2024 visando o crescimento em três vertentes: a venda de pacotes, incluindo hotéis, receptivo, aluguel de carros, assistência; numa venda omnichannel, entendendo o perfil do cliente e o que ele espera em cada canal; e a venda B2B, numa venda mais consultiva que pode nos ajudar em diversos nichos",

Daniela Araújo, diretora de Produtos Não Aéreos da Decolar Brasil

Em relação à multiplicidade de canais, Stefano Ross, que vem liderando a abertura de lojas da Decolar, enfatiza que não se trata de somar o offline ao online, mas em os pontos físicos serem uma extensão dos digitais - e o caminho contrário também.

"As lojas são extremamente conectadas, e trazem a experiência do que já fazíamos em outros países, com Best Day e Falabella. E é uma vantagem ir do online para o mundo físico, em vez do caminho contrário, como muitos fazem. Já temos uma infinidade de informações sobre os hábitos dos clientes pelas interações digitais, e podemos a partir daí traçar uma estratégia nas lojas", aponta Ross.

Venda de pacotes crescendo

Segundo Daniela Araújo, os resultados de tal estratégia já vêm aparecendo, com as vendas de pacotes "crescendo mês a mês" na Decolar. E, além de representar uma venda maior para a empresa, há benefícios para os clientes: "a gente vê que, ao comprar um pacote com vários produtos, o cliente tem uma economia média de 35% em relação ao que gastaria comprando os itens individualmente", aponta.

PANROTAS / Marluce Balbino
Stefano Ross, diretor de Canais da Decolar
Stefano Ross, diretor de Canais da Decolar

A diversificação das vendas também é buscada no B2B, com a HotelDO, operadora do grupo para o trade. Lá, ao contrário das vendas diretas da Decolar, a intenção é fazer crescer o aéreo. No futuro, produtos como aluguel de carro e cruzeiros também estarão presentes.

Para facilitar a administração de gastos das agências de viagens na sua plataforma, a HotelDO anunciou durante o Fórum PANROTAS o lançamento de uma carteira virtual para esses profissionais. Clique aqui para saber mais.

Rafael Faustino, especial para o Portal PANROTAS

O Fórum PANROTAS 2024 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, Bee2Pay, BeFly, BWH Hotels, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line/Walt Disney World, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis e Resorts, Expotelecom, EZLink, Fortaleza, FundturMS, Gol Linhas Aéreas, Gramado Parks, Grupo Cataratas, Grupo R1, GTA Assist, Iberia British Airways, Kaluah, Latam Delta, Localiza, Losango Bradesco Financiamentos, Metrô de São Paulo, Mondiale, Omnibees, Orinter, Paytrack, Quero Passagem, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Setur Alagoas, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Smiles Viagens, SMTur, Tes Cenografia, Tour House, Tyller Consolidadora, ViagensCorp, ViagensPromo e Visite São Paulo/SPCVB.

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