Nizan Guanaes no Fórum PANROTAS: como se preparar para o futuro?
Publicitário é ovacionado pela plateia de profissionais de Turismo no Fórum PANROTAS 2024
Num momento em que a inteligência artificial ganha o mundo, em que diferentes modelos de trabalho - seja presencial, remoto ou híbrido - convivem, e que, no Turismo, assuntos como a manutenção do PERSE geram apreensão, pensar no futuro pode ser amedrontador.
Mas, embora seja impossível prever o que vem por aí, há estratégias para estar preparado para esse futuro. Falar sobre esses caminhos foi o cerne da apresentação do consagrado publicitário Nizan Guanaes durante o Fórum PANROTAS 2024.
"O futuro é incompreensível, não dá para prever. A única coisa que se pode fazer é ajudar a construir o futuro e entender o seu papel nele. E é preciso pensar: qual é o tempo que você está dedicando a entender o futuro? A gente olha muito para o futuro das outras indústrias, mas tem dificuldade de ver o da nossa", diz Guanaes, em meio a uma palestra recheada de histórias familiares que arrancou múltipla risadas e aplausos do público.
Veja os conselhos de Nizan Guanaes para estar bem preparado para o futuro
Saia da bolha e ouça as pessoas
Para Guanaes, numa indústria como o Turismo, pensar no futuro deve envolver pensar com a cabeça do público, e não apenas com a sua própria.
Não adianta querer atrair o público da China com coisas que o chinês não gosta. Você tem que entender quem é seu público e como funciona a cabeça dele. Por isso é importante ouvir todos à sua volta, mesmo quem pensa muito diferente de você.
Nizan Guanaes, no Fórum PANROTAS 2024
Livre-se de custos desnecessários
Principal inovação digital do momento, a inteligência artificial permite a automatização de funções e, assim, uma série de economias com atividades que demandavam estruturas maiores e mais pessoas. Para ter a possibilidade de se adaptar ao futuro, diz Nizan Guanaes, é imprescindível ter flexibilidade, o que significa evitar custos desnecessários.
"O futuro não vem do jeito que você quer, mas do jeito que ele quer. E você tem que se adaptar a ele de maneira inteligente. Mas querer pensar o futuro com sua mesma base de custos de hoje, não vai dar. Pense que Davi, quando foi brigar com Golias, a primeira coisa que fez foi tirar a armadura. Era custo, peso desnecessário", aponta.
Não mude tudo; mantenha o que funciona
Ainda que o futuro possa ser disruptivo, ele acontece no mundo em que já vivemos, e algumas coisas dele permanecerão nesse novo momento. Por isso o publicitário aconselha a não entrar em qualquer onda de mudança, mas identificar o que é necessário preservar. Um exemplo dado por ele é o do trabalho totalmente remoto - algo que, para Nizan Guanaes, não funciona.
"Tem que escutar os outros, mas pensar com sua própria cabeça. Tudo virar home-office? Não dá, não cria cultura na empresa. Não precisa voltar a como era antes, mas as pessoas precisam ser integradas", afirma.
Tenha imaginação para inovar nas pequenas coisas
Em sua apresentação, Nizan Guanaes fez diversos elogios à resiliência do Turismo brasileiro e enfatizou que passou da hora do setor ser tema de política pública no Brasil. Contudo, o publicitário fez uma observação: as empresas do Turismo precisam ter mais imaginação para pensar em novidades.
"O Brasil tem um equipamento de Turismo espetacular, cada vez mais diversificado. Mas precisa ter mais imaginação para inovar com baixo custo. Vejam: qual foi a maior invenção da industria de malas? A rodinha", cita.
Outros conselhos de Nizan Guanaes incluem:
- Tenha gente "doida" pro seu lado: às vezes, para sair da caixa, é necessário ouvir o que parece não fazer sentido no momento, mas fará sentido no futuro;
- Não deixe de estudar e se preparar: Nizan Guanaes voltou a estudar depois dos 60 anos, e se formou em Harvard num curso para grandes lideranças globais.
- Saiba o que vem por aí: a inteligência artificial está ai, e entender para onde ela caminha. "No mínimo, tenha alguém que estude e pesquise isso em sua empresa", diz.
- Saiba dizer não: "respeitar o próprio negócio, ter estratégia, é saber dizer não: quem diz sim a tudo perde margem e ganha custo. Por isso aprendam a dizer não ao que não agrega."
Por Rafael Faustino, especial para o Portal PANROTAS
O Fórum PANROTAS 2024 conta com a aliança institucional da CNC Sesc Senac e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Ancoradouro, Assist Card, Aviva, B2B Reservas, Beach Park, Bee2Pay, BeFly, BWH Hotels, ClickBus, Copastur, Coris, CVC, Decolar, Disney Cruise Line/Walt Disney World, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis e Resorts, Expotelecom, EZLink, Fortaleza, FundturMS, Gol Linhas Aéreas, Gramado Parks, Grupo Cataratas, Grupo R1, GTA Assist, Iberia British Airways, Kaluah, Latam Delta, Localiza, Losango Bradesco Financiamentos, Metrô de São Paulo, Mondiale, Omnibees, Orinter, Paytrack, Quero Passagem, República Dominicana, Sabre, Sebrae, Setur Alagoas, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Shift, Smiles Viagens, SMTur, Tes Cenografia, Tour House, Tyller Consolidadora, ViagensCorp, ViagensPromo e Visite São Paulo/SPCVB.