Karina Cedeño   |   23/10/2023 17:31
Atualizada em 23/10/2023 17:49

8 dicas para os agentes criarem uma estratégia para o seu negócio

Tema foi apresentado por especialista aos participantes do evento Descubra Estados Unidos, da Diversa

PANROTAS / Emerson Souza
Cristiano Lopes, especialista na feira de negócios NRF, deu dicas para os agentes
Cristiano Lopes, especialista na feira de negócios NRF, deu dicas para os agentes

ITAPEVA (MG) – Durante o evento Descubra Estados Unidos, promovido pela Diversa Turismo, o colunista de negócios, professor e especialista na feira de negócios NRF, Cristiano Lopes, deu dicas para os agentes de viagens criarem estratégias para seus negócios. São elas:

1- Saber juntar o físico com o digital

O termo “figital” simboliza os tempos atuais, nos quais as empresas precisam unir o físico ao digital. Mas de que forma os agentes podem fazer isso? "Precisamos, em nossas empresas, construir histórias e não somente colocar produtos na prateleira. Temos de criar uma narrativa, um cenário que consiga fazer conexão emocional com o cliente. É essa a diferença entre o agente de viagens e a OTA. Há uma grande diferença entre aqueles que conseguem fazer essa conexão emocional e quem está vendendo por vender. O que a sua agência pode entender desse processo?", questiona.

2- O comportamento do cliente é a chave do varejo

Os agentes precisam apoiar mais o cliente. "É mais sobre quem compra do que sobre quem vende. Temos de dar mais atenção ao lado de lá do que no nosso lado. Se o agente de viagens entende o cliente, ele consegue vender mais rápido. E para entendê-lo, é preciso saber ouvir, e não deduzir o que é a cabeça da outra pessoa. Isso acontece quando se consegue conectar melhor a venda, a experiência, a satisfação e o tíquete médio", destaca o especialista.

3- Saber qual experiência proporcionar ao seu cliente

"Como você, agente, prepara uma visita, uma reunião, e como isso é feito no passo a passo? Esse detalhe faz toda a diferença. É preciso fazer o básico muito bem feito, as pessoas estão perdendo a capacidade de fazer o óbvio."

4 - Capacitação constante de líderes

O líder tem de ter capacitação constante, investindo em conhecimento para gerar o melhor resultado, segundo Lopes. "Capacitação não e custo, é investimento, e isso faz parte do background profissional".

5- Sair do óbvio

Os agentes de viagens precisam sair do óbvio no momento da venda e, de acordo com Lopes, isso pode ser feito de três maneiras:

  • Ter um conhecimento que vá além do Google sobre destinos e produtos. "Se o agente responde para o cliente o que o Google diz, não há diferencial nenhum aí, ele está fazendo o básico. Informar além já é importante";
  • Ter um portfolio ofertado de acordo com o perfil do cliente;
  • Personalização do atendimento. "Muita gente deixa o atendimento para o Whatsapp, o Instagram, ou até esquece de responder o cliente. Rapidez e agilidade de resposta são importantes para converter em vendas".


6-Entender o poder dos dados

O poder dos dados é uma das chaves do varejo. "Temos de, cada vez mais, monitorar nossos clientes com precisão de dados. Quais são os dados que podem converter informações que, por sua vez, podem gerar análise para que eu possa fazer a venda? Exemplo: o agente pode ter o e-mail do cliente, mas dá para ir muito além e descobrir outras informações sobre o perfil do cliente por meio de um trabalho de rastreamento. O Turismo tem uma certa previsibilidade, há executivos que viajam três vezes ao ano, e, sabendo disso, antes de eles irem para essas viagens, podemos sugerir um destino novo a eles", exemplifica.

7- Simplificar para conseguir resultados

"Às vezes temos algum desafio e imaginamos para ele uma solução muito grande, mas o ideal é ir começando a fazer as coisas aos poucos. Coisas pequenas, somadas, podem dar grandes resultados."

8 - Ter estratégia de mídia digital

"O digital é um dos trunfos para os agentes de viagens, tanto para a conversão para clientes já existentes quanto para novos. Por isso, é importante ter uma estratégia de mídia digital. Prospecção sem foco não gera resultados. Às vezes é melhor ter 1 mil seguidores no Instagram e tê-los engajados do que ter 50 mil e não engajar ninguém. O cliente está mais exigente, mais informado e conectado, e exige que tenhamos mais estratégia de posicionamento digital. Turismo e viagens estão entre os termos mais buscados no Google e o agente deve se perguntar de que forma está conseguindo ser relevante nesse meio", conclui Cristiano Lopes.


O Portal PANROTAS viaja a convite da Diversa Turismo

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