Turismo deve impulsionar tráfego no E-Commerce do Brasil em julho
Relatório Setores do E-commerce do Brasil, da consultoria Conversion, mostra insights de OTAs e outros
O E-Commerce brasileiro viu menor movimento no primeiro semestre de 2023 em comparação com primeiro semestre do ano passado. Entre julho e dezembro de 2022, as plataformas tiveram uma média de 2,43 bilhões de acessos por mês, enquanto, de janeiro a junho de 2023, esse número foi de 2,32 bilhões – queda de 4,5%. Os dados são da Conversion, uma consultoria especializada e agência de SEO (mecanismos de busca on-line).
No que depender do Turismo, no entanto, o tráfego do E-Commerce brasileiro deve se recuperar no mês que vem. Isso porque, em julho de 2022, o número de visitantes em plataformas do setor de viagens cresceu 14% e pavimentou a alta de 5% do E-Commerce como um todo à época. A análise é do CEO da Conversion, Diego Ivo, no estudo Relatório Setores do E-commerce do Brasil (julho/23).
“Pesquisas indicam que muita gente quer aproveitar as férias para viajar, algo que alguns não puderam fazer nos anos anteriores por causa da pandemia. A busca por passagens aéreas já foi maior em junho no Google, por exemplo”, situa o CEO da Conversion, Diego Ivo.
Em junho deste ano, porém, a realidade não foi a mesma. O Turismo teve 92% do tráfego registrado no mesmo mês de 2022.
A Conversion analisa 53 páginas de Turismo, das quais 37 possuem aplicativos. Sites de companhias aéreas, agências de viagens on-line e outras empresas são avaliadas.
Top 10 E-Commerces do Turismo brasileiro em tráfego
- Booking
- Azul Linhas Aéreas
- 123 Milhas
- Latam Airlines
- Tripadvisor
- Airbnb
- Gol Linhas Aéreas
- Clickbus
- Decolar
- Quero Passagem
Junho de 2023 - Fonte: Similarweb/Conversion - dados de apps Android e Web
Mais insights sobre o E-Commerce de Turismo
Na soma do tráfego de site e aplicativo, a Booking.com é a empresa de Turismo mais visitada do Brasil, com 14,5% do share. Praticamente empatados na segunda posição, com mais de 9% do tráfego, estão Azul, 123Milhas e Latam.
Já no Share of Search, isto é, participação nas buscas que uma marca possui dentro da sua categoria, quem lidera é a 123Milhas, com 19,6% do share, seguida de Decolar, Latam, Booking.com e CVC, respectivamente.