Agências de viagens associadas à Abav faturam R$ 30 bilhões em 2022
Apesar do resultado estar abaixo em 12% dos números pré-pandemia, há otimismo para o fechamento de 2023
Os mais de 2 mil associados que compõem o Sistema Abav respondem por mais de 80% das vendas de pacotes de viagens em todo o território nacional e fecharam em conjunto o faturamento anual de 2022 com R$ 29,7 bilhões.
São empresas de todos os portes, atuando como agências de viagens, operadoras de Turismo, agências receptivas, consolidadoras, agências corporativas e especializadas, presentes em todo o território nacional.
Apesar do resultado ainda estar abaixo em 12% dos números pré-pandemia, que em 2019 chegaram ao faturamento de R$ 33,9 bilhões, há otimismo em igualar ou ultrapassar esse número no fechamento de 2023.
"Alguns desafios de 2022 impactaram os números - que poderiam ter já chegado aos de 2019, como a reorganização do setor, inclusive na contratação de recursos humanos em um momento de demanda até mais alta que o esperado, a oferta de malha aérea, reabertura de alguns hotéis, reorganização dos produtos nacionais e internacionais ofertados, lentidão ou inclusão de processos de vistos que não existiam em 2019, assim como a pausa de emissão de passaportes", explica a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar.
Para 2023, a Abav pretende continuar a fomentar as capacitações gratuitas por meio do seu Instituto de Capacitação e Certificação - ICCABAV que já treinou em 2022 mais de 10 mil profissionais do setor, o que ajuda a manutenção do crescimento do faturamento do sistema.
Este ano também acontecerá a 50ª edição da Abav Expo, o maior evento do Turismo brasileiro que é organizado pela Abav Nacional. Será no Riocentro, de 27 a 29 de outubro. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis para diversas categorias. Espera-se um público de 36 mil pessoas nos mais de 37 mil metros quadrados de evento.
A entidade, que faz 70 anos no dia 28 de dezembro, tem força política nos pleitos do agenciamento. Sua relevância se deve também à diversidade empresarial do seu sistema, trazendo ao ambiente da associação pontos de vista plurais que ajudam a fomentar o mercado do Turismo de forma única em diversas pontas.
São empresas de todos os portes, atuando como agências de viagens, operadoras de Turismo, agências receptivas, consolidadoras, agências corporativas e especializadas, presentes em todo o território nacional.
Apesar do resultado ainda estar abaixo em 12% dos números pré-pandemia, que em 2019 chegaram ao faturamento de R$ 33,9 bilhões, há otimismo em igualar ou ultrapassar esse número no fechamento de 2023.
"Alguns desafios de 2022 impactaram os números - que poderiam ter já chegado aos de 2019, como a reorganização do setor, inclusive na contratação de recursos humanos em um momento de demanda até mais alta que o esperado, a oferta de malha aérea, reabertura de alguns hotéis, reorganização dos produtos nacionais e internacionais ofertados, lentidão ou inclusão de processos de vistos que não existiam em 2019, assim como a pausa de emissão de passaportes", explica a presidente da Abav Nacional, Magda Nassar.
Para 2023, a Abav pretende continuar a fomentar as capacitações gratuitas por meio do seu Instituto de Capacitação e Certificação - ICCABAV que já treinou em 2022 mais de 10 mil profissionais do setor, o que ajuda a manutenção do crescimento do faturamento do sistema.
Este ano também acontecerá a 50ª edição da Abav Expo, o maior evento do Turismo brasileiro que é organizado pela Abav Nacional. Será no Riocentro, de 27 a 29 de outubro. As inscrições são gratuitas e já estão disponíveis para diversas categorias. Espera-se um público de 36 mil pessoas nos mais de 37 mil metros quadrados de evento.
A entidade, que faz 70 anos no dia 28 de dezembro, tem força política nos pleitos do agenciamento. Sua relevância se deve também à diversidade empresarial do seu sistema, trazendo ao ambiente da associação pontos de vista plurais que ajudam a fomentar o mercado do Turismo de forma única em diversas pontas.