México, Colômbia e Brasil são prioridade para a Despegar
Damian Scokin esteve no Brasil para o Fórum PANROTAS 2022
Em sua primeira participação no Fórum PANROTAS, o CEO do Grupo Despegar, Damian Scokin, falou com exclusividade à Revista PANROTAS antes de subir ao palco do evento, onde foi entrevistado pelo CEO da PANROTAS, José Guilherme Alcorta.
PANROTAS – O que você pode nos contar sobre o Plano Brasil, a curto e médio prazo?
DAMIAN SCOKIN – O Brasil é o mercado mais importante e de maior potencial do Grupo Despegar, que está presente em mais de 20 países. Queremos ampliar nossa presença no Brasil, duplicando as vendas que temos hoje. Nossa meta é que o Brasil responda por mais de 50% das vendas do grupo até 2024 e não estamos muito longe disso.
PANROTAS – O Brasil respondeu por 32% das transações do Grupo Despegar no primeiro trimestre deste ano. Como a aquisição da Viajanet deve contribuir para essa ampliação? Mais aquisições fazem parte do Plano Brasil?
SCOKIN – A Viajanet é fundamental para o aumento de nossa presença no Brasil e estamos avaliando constantemente novas aquisições, parciais ou completas. Com a Viajanet, somamos ao nosso grupo a competência dos dois fundadores da empresa brasileira e acreditamos que é com a manutenção das marcas independentes que cresceremos de forma mais rápida. A aquisição da Stays.net, de casas de temporada, também vai contribuir para os bons resultados que esperamos do Brasil.
PANROTAS – Como o atual cenário econômico pode impactar os planos do Grupo Despegar, com a hiperinflação de volta à Argentina, alta da inflação no Brasil e preço do petróleo, em meio à recuperação da malha aérea internacional?
SCOKIN – Infelizmente, a recuperação do setor aéreo nesse pós-pandemia não acompanha a demanda aquecida. Sabíamos que o pós-pandemia nos traria uma demanda reprimida, mas as companhias aéreas devolveram aeronaves, demitiram tripulações... A velocidade de recuperação do setor aéreo não acompanhou a demanda e enfrentamos hoje, especialmente nas rotas internacionais, falta de assentos. Isso já reflete em preços mais altos mas, para agravar, temos ainda a situação do aumento do combustível. Sabemos que esse cenário é conjuntural e estamos nos adaptando a ele, teremos que conviver com isso, e também com a inflação. A aposta pela melhoria nos meios de pagamento pode apoiar isso e já estamos levando a Koin, que compramos aqui no Brasil, ao mercado colombiano, por exemplo. A Argentina, por outro lado, é um mercado menos relevante para nosso grupo. Buscamos nosso crescimento no México e na Colômbia, além do Brasil. Juntos, esses três mercados devem representar 70% das vendas até 2024.
O Fórum PANROTAS acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo, e conta com a aliança institucional da CNC e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Air Europa, Ancoradouro, AquaRio, Visit Argentina, Aviva, BWH Hotel Group, Coris Seguro Viagem, CVC Corp, Delta Air Lines, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis & Resorts, FecomercioSP, Fortaleza, Gol Air France KLM, GTA Assist, Iberostar Hotels & Resorts, Latam, Localiza, Mato Grosso do Sul, Mondiale Operadora, Movida, Omnibees, R1 Audiovisual, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Sebrae, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Tes Cenografia, Viagens Promo, Villa Blue Tree, Visite São Paulo e apoio da Goya by Copastur, Hyper English, Rio CVB, Shift, Tour House e TRVL Lab.
PANROTAS – O que você pode nos contar sobre o Plano Brasil, a curto e médio prazo?
DAMIAN SCOKIN – O Brasil é o mercado mais importante e de maior potencial do Grupo Despegar, que está presente em mais de 20 países. Queremos ampliar nossa presença no Brasil, duplicando as vendas que temos hoje. Nossa meta é que o Brasil responda por mais de 50% das vendas do grupo até 2024 e não estamos muito longe disso.
PANROTAS – O Brasil respondeu por 32% das transações do Grupo Despegar no primeiro trimestre deste ano. Como a aquisição da Viajanet deve contribuir para essa ampliação? Mais aquisições fazem parte do Plano Brasil?
SCOKIN – A Viajanet é fundamental para o aumento de nossa presença no Brasil e estamos avaliando constantemente novas aquisições, parciais ou completas. Com a Viajanet, somamos ao nosso grupo a competência dos dois fundadores da empresa brasileira e acreditamos que é com a manutenção das marcas independentes que cresceremos de forma mais rápida. A aquisição da Stays.net, de casas de temporada, também vai contribuir para os bons resultados que esperamos do Brasil.
PANROTAS – Como o atual cenário econômico pode impactar os planos do Grupo Despegar, com a hiperinflação de volta à Argentina, alta da inflação no Brasil e preço do petróleo, em meio à recuperação da malha aérea internacional?
SCOKIN – Infelizmente, a recuperação do setor aéreo nesse pós-pandemia não acompanha a demanda aquecida. Sabíamos que o pós-pandemia nos traria uma demanda reprimida, mas as companhias aéreas devolveram aeronaves, demitiram tripulações... A velocidade de recuperação do setor aéreo não acompanhou a demanda e enfrentamos hoje, especialmente nas rotas internacionais, falta de assentos. Isso já reflete em preços mais altos mas, para agravar, temos ainda a situação do aumento do combustível. Sabemos que esse cenário é conjuntural e estamos nos adaptando a ele, teremos que conviver com isso, e também com a inflação. A aposta pela melhoria nos meios de pagamento pode apoiar isso e já estamos levando a Koin, que compramos aqui no Brasil, ao mercado colombiano, por exemplo. A Argentina, por outro lado, é um mercado menos relevante para nosso grupo. Buscamos nosso crescimento no México e na Colômbia, além do Brasil. Juntos, esses três mercados devem representar 70% das vendas até 2024.
PANROTAS – Para onde vão os principais investimentos do Grupo Despegar? Você avalia a Despegar como uma empresa mais ‘de tecnologia’ ou ‘de turismo’?
SCOKIN – Somos uma empresa 100% tecnológica e mais da metade de nossa base de custos está em tecnologia. A tecnologia do Grupo Despegar é nossa grande vantagem competitiva. Todas as empresas adquiridas vão para nossa plataforma tecnológica. Mas eu não diria que somos um ou outro. A tecnologia e o turismo não são excludentes. Eu diria que fazemos turismo com tecnologia.Leia mais sobre a participação da Despegar no Fórum PANROTAS.
O Fórum PANROTAS acontece nos dias 21 e 22 de junho, no Centro Fecomercio de Eventos em São Paulo, e conta com a aliança institucional da CNC e o patrocínio da Accor, Aerolineas Argentinas, Air Europa, Ancoradouro, AquaRio, Visit Argentina, Aviva, BWH Hotel Group, Coris Seguro Viagem, CVC Corp, Delta Air Lines, Easy Travel Shop, Elo, Enjoy Hotéis & Resorts, FecomercioSP, Fortaleza, Gol Air France KLM, GTA Assist, Iberostar Hotels & Resorts, Latam, Localiza, Mato Grosso do Sul, Mondiale Operadora, Movida, Omnibees, R1 Audiovisual, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Sebrae, Sheraton São Paulo WTC Hotel, Tes Cenografia, Viagens Promo, Villa Blue Tree, Visite São Paulo e apoio da Goya by Copastur, Hyper English, Rio CVB, Shift, Tour House e TRVL Lab.