Despegar (Decolar) pode quintuplicar EBITDA de 2019 em 2022
Grupo realizou o Investor Day para compartilhar sua posição de mercado e planos da empresa
A Despegar (Decolar) realizou o Investor Day nesta terça-feira (14) para compartilhar sua posição de mercado e planos da empresa. Damian Scokin, CEO da Despegar – que fará uma palestra no Fórum PANROTAS no próximo dia 21 –, iniciou o evento híbrido explicando como a empresa prospectará oportunidades daqui em diante e afirmou que a Despegar está mais forte e melhor posicionada para captar clientes no pós-pandemia, proporcionando assim a capacidade de gerar este ano EBITDA cinco vezes superior ao registrado em 2019, no pré-pandemia.
1. Competências fortalecidas e criação de uma estrutura de custos mais enxuta;
2. América Latina continua representando uma oportunidade atrativa para o longo prazo;
3. Habilidade comprovada de oferecer valor por meio de fusões e aquisições;
4. Crescimento de bases para expandir a presença do ecossistema da Despegar.
Sobre a atratividade da América Latina, Scokin explicou que a região é grande, com mercado em crescimento, clientes com preferências únicas, como viagens longas e que incluem home office, além de uma base de fornecedores fragmentada. No gráfico abaixo, a Despegar apresenta a diferença entre o controle dos mercados dos EUA e da América Latina pelas quatro maiores companhias aéreas e redes hoteleiras que atuam nas regiões.
1. Melhor proposta de valor para clientes e parceiros por meio de excelência operacional e escalabilidade para gerar disposição dos clientes para gastar;
2. Inovação para fortalecer atrativos da empresa no longo prazo;
3. Aplicar processos de fusão e aquisição para consolidar a empresa na América Latina;
4. Expandir presença da Despegar em toda a cadeia de valor ao focar nas competências da empresa.
5. Perfil de crescimento com poder de alta receita.
Sobre a estratégia de fusões e aquisições, os executivos da Despegar repercutiram as aquisições de Best Day e Viajanet, explicando que a empresa investiu US$ 100 milhões na integração de outras marcas nos últimos anos, o que permitirá consolidação na América Latina. O CCO do grupo, Gonzalo Estebarena, ainda afirmou que a ideia do grupo é manter as marcas incorporadas independentes e complementares, preservando seus atributos e potencializando resultados ao "trabalhar sob o guarda-chuva da Despegar".
POSIÇÃO ÚNICA
Scokin afirmou que a Despegar se encontra atualmente em uma "posição única para captar viajante da América Latina em um cenário de demanda ressurgente". Os fatores que levam a essa posição única são:1. Competências fortalecidas e criação de uma estrutura de custos mais enxuta;
2. América Latina continua representando uma oportunidade atrativa para o longo prazo;
3. Habilidade comprovada de oferecer valor por meio de fusões e aquisições;
4. Crescimento de bases para expandir a presença do ecossistema da Despegar.
Sobre a atratividade da América Latina, Scokin explicou que a região é grande, com mercado em crescimento, clientes com preferências únicas, como viagens longas e que incluem home office, além de uma base de fornecedores fragmentada. No gráfico abaixo, a Despegar apresenta a diferença entre o controle dos mercados dos EUA e da América Latina pelas quatro maiores companhias aéreas e redes hoteleiras que atuam nas regiões.
ESTRATÉGIA DE 5 ANOS
Na sequência do evento, a empresa compartilhou seu plano para crescer nos próximos cinco anos. Confira abaixo.1. Melhor proposta de valor para clientes e parceiros por meio de excelência operacional e escalabilidade para gerar disposição dos clientes para gastar;
2. Inovação para fortalecer atrativos da empresa no longo prazo;
3. Aplicar processos de fusão e aquisição para consolidar a empresa na América Latina;
4. Expandir presença da Despegar em toda a cadeia de valor ao focar nas competências da empresa.
5. Perfil de crescimento com poder de alta receita.
Sobre a estratégia de fusões e aquisições, os executivos da Despegar repercutiram as aquisições de Best Day e Viajanet, explicando que a empresa investiu US$ 100 milhões na integração de outras marcas nos últimos anos, o que permitirá consolidação na América Latina. O CCO do grupo, Gonzalo Estebarena, ainda afirmou que a ideia do grupo é manter as marcas incorporadas independentes e complementares, preservando seus atributos e potencializando resultados ao "trabalhar sob o guarda-chuva da Despegar".