Beatrice Teizen   |   11/03/2021 12:30
Atualizada em 11/03/2021 12:34

Despegar (Decolar) tem queda de 70% nas vendas em 2020

Transações do grupo no período cresceram mais de duas vezes em relação ao trimestre anterior

A Despegar (Decolar no Brasil) acaba de anunciar os resultados não auditados para o quarto trimestre de 2020 e do acumulado do ano. Em 2020, as transações diminuíram 62%, indo de 10,7 milhões em 2019 a 4,1 milhões em 2020. Já as reservas brutas registraram uma queda de 70%, totalizando vendas de US$ 1,4 bilhão no ano passado (em 2019 este número foi de US$ 4,7 bilhões). O prejuízo financeiro líquido reportado no ano foi de US$ 140,6 milhões.

Divulgação/Despegar
Damian Scokin, CEO da Despegar
Damian Scokin, CEO da Despegar
A receita do grupo no ano passado foi de US$ 131,3 milhões, o que representa uma queda de 75% em relação à receita de US$ 524,9 milhões em 2019. O Ebitda ajustado totalizou uma perda de US$ 136,5 milhões.

Durante o quarto trimestre, a Despegar usou um caixa de US$ 35,4 milhões, que inclui um investimento de US$ 34,8 milhões em capital de giro. Isso se compara ao uso de caixa de US$ 24,2 milhões no 3T20 e à geração de caixa de US$ 15,3 milhões no último trimestre do ano de 2019.

O grupo terminou o ano de 2020 com um balanço patrimonial sólido, com caixa e equivalentes de caixa de US$ 350,5 milhões no final do trimestre, incluindo US$ 16,1 milhões em caixa restrito.

“O quarto trimestre do ano passado foi um exemplo de como temos de agir rápido. Tivemos capacidade de pivotar rapidamente e nos adaptar aos novos comportamentos dos clientes. Fizemos progressos em expandir nosso alcance a novos consumidores, crescer nosso engajamento com os já existentes e focar na rentabilidade, além de manter uma posição de caixa forte”, afirma o CEO da empresa, Damian Scokin.

BRASIL
O Brasil foi responsável por 45% das transações totais do grupo no quarto trimestre, que aumentaram sequencialmente em 56% e diminuíram 48% em comparação com o 4T19. As reservas brutas subiram 80%, mas caíram 69% no comparativo anual, principalmente devido a menor demanda como resultado da pandemia, à mudança contínua do mix para viagens domésticas e à desvalorização do real brasileiro.

O programa de fidelidade da Despegar atingiu mais de 760 mil associados, sendo 650 mil somente no País. Além disso, a presença dos cartões de crédito co-branded do Santander acelerou em janeiro, quando o banco passou a comercializar o cartão por meio de seu aplicativo e canais de vendas.

FUTURO
Para o futuro, a Despegar já viu um mês de fevereiro melhorado e conta com um otimismo de médio e longo prazo. Segundo a companhia, à medida que o número de casos de covid-19 diminui e as restrições são suspensas, as viagens devem se recuperar. No entanto, essa recuperação pode ser instável.

O progresso na implementação da vacinação varia amplamente nos mercados relevantes. No Chile, com 24% da população vacinada, o grupo viu uma recuperação nas reservas brutas de 34% em fevereiro, por exemplo.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados