Abav TravelSP chega à sua 46ª edição maior e diferente; veja destaques
Feira nos dias 11 e 12 de abril terá novo presidente à frente, além de novo local: Campinas (SP)
Dias 11 e 12 de abril, Campinas (SP), mais precisamente o Royal Palm Hall, recebe a 46ª Abav TravelSP, feira da Abav-SP | Aviesp que reúne agentes de viagens de todo o Estado de São Paulo, mas principalmente do interior, além de expositores de diferentes segmentos do Turismo. A cidade, que já foi sede para o encontro, seis anos atrás, toma o lugar de Águas de Lindóia, que por quatro anos consecutivos (excluindo 2020, da pandemia) foi o ponto de encontro – e tradição – do evento.
À frente da primeira feira como presidente da entidade, mas já atuando como vice-presidente financeiro há quatro anos, Bruno Waltrick se prepara para a maior e mais diferente edição, e, também, com as mais positivas expectativas.
“É um grande desafio, a mudança de local gera um frio na barriga. Já estávamos acostumados com uma planta e aí tem de partir para um novo desenho, um espaço bem maior, ir em busca de novos fornecedores para preencher essa planta. Novas regras do local. Mas estamos vendo muitos resultados positivos”, conta.
Entre estes resultados está a busca pelo espaço por parte dos expositores. Com dois meses de antecedência, a entidade bateu recorde de vendas, com todas as áreas para exposição já comercializadas e aumentadas em 25%. Por parte dos participantes as inscrições também já superaram as do ano passado. Em 2023, foram 5.129 visitantes nos dois dias de evento.
E foi justamente este crescimento que fez com que a associação voltasse para Campinas e buscasse um lugar maior. O espaço que Águas de Lindóia oferecia já não suportava o tamanho que o evento tomou. E o movimento foi bem recebido pelos agentes.
“Os profissionais queriam que continuasse em Lindóia, por conta da tradição, mas a mudança do local, e ainda se mantendo no interior, foi muito importante para ter tanto fornecedores da capital quanto inscritos também da capital. Continuamos no interior, atendendo a vontade do associado, mas expandimos e estamos buscando o associado da capital, além do fornecedor. E estamos vendo pelos números na prática que isso se concretizou”, pontua Waltrick.
A diretora de Negócios da Abav-SP l Aviesp, Juliana Assumpção, complementa dizendo que novos expositores surgiram justamente devido a essa mudança de Lindóia para Campinas, como é o caso das consolidadoras Sakura e Tyller.“Então temos uma ampliação no número de expositores da capital paulista indo à feira, pela facilidade. A agência que é associada tem hospedagem paga pela Abav-SP l Aviesp, tivemos um aumento significativo desses associados. Retornamos para Campinas depois de seis anos e foi muito positivo, tem esse viés forte e a proximidade com a capital. Conseguimos trazer mais negócios, que é o foco desde que o Bruno assumiu a gestão, sem perder a parte de relacionamento”, explica Juliana.
A Abav TravelSP acontece, inclusive, poucos dias antes de uma das principais feiras nacionais de Turismo, a WTM Latin America. Juliana explica que essa proximidade de datas se deu, principalmente, por conta de pedidos dos próprios expositores em relação à logística.
“Foi um adendo das empresas expositoras, que vêm de outros lugares, pagam somente um aéreo e ficam para os dois eventos. Tem bastante gente que vem de outro Estado e acabou facilitando bastante a logística”, diz a diretora.
Conteúdo de trade – e motivacional
Além de ser feira de exposição, com muito produto e serviço para o agente de viagens conhecer, a Abav TravelSP é também uma oportunidade para o profissional adquirir conhecimento e se munir de temas pertinentes à sua rotina de trabalho.
Para a edição desse ano, a Abav-SP | Aviesp preparou uma agenda que passa não só por assuntos relacionados ao trade, mas também motivacionais, de vida mesmo.
No primeiro dia, antes da abertura oficial, haverá uma palestra motivacional com uma convidada especial, que ainda não foi divulgada. Exemplo de superação, segundo Waltrick, ela dividirá sua história de vida com o público.
Também haverá um painel sobre NDC com especialistas: João Pin (Lufthansa), Luiz Fernando Mordenti (Sabre) e Rafael Diogo Marques (Latam). “É um tema importante de trazer para os agentes de viagens entenderem a criticidade, a mudança no nosso segmento”, pontua o presidente.
Já no segundo dia, será a vez da palestra exclusiva do ex-jogador Cafu, pentacampeão mundial pela seleção brasileira, e um painel inédito na Abav TravelSP sobre Orlando e seus parques temáticos.
Ambos os dias contarão ainda com palestras da CVC sobre os destinos Paraíba e Porto Seguro (BA).
Recorde de expositores
Entre os expositores, destaque para o número recorde de 46 consolidadoras e operadoras de Turismo – que trarão produtos e serviços para os agentes de viagens.
Além disso, serão 24 hotéis e resorts, 12 destinos nacionais e dois internacionais, marcas de seguro viagens, cruzeiros marítimos, companhias aéreas, receptivos, tecnologia, representações, meios de transporte, locadoras, serviços complementares, mobilidade, DMCs e meios de pagamentos.