MTur abre seleção para concurso Melhores Vilas Turísticas, da ONU Turismo
Oito candidaturas serão enviadas ao órgão para receber selo voltado para destinos rurais
O Ministério do Turismo está incentivando localidades brasileiras que adotam estratégias inovadoras para fortalecer o Turismo em áreas rurais a participar do concurso global "Melhores Vilas Turísticas", da ONU Turismo. Oito candidaturas serão selecionadas pelo MTur para representar o Brasil no concurso.
O concurso visa transformar a atividade turística em catalizadora para a prosperidade e bem-estar rural, seguindo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). As localidades vencedoras são agraciadas com um selo que as identifica como exemplos, além de participarem de uma rede mundial para a troca de experiências, boas práticas, conhecimentos e oportunidades de fortalecimento do Turismo rural.
Podem participar entidades públicas, privadas, associações, pessoas físicas e jurídicas representantes das comunidades, enviando propostas ao e-mail candidaturas@turismo.gov.br. O concurso, que em 2021 consagrou a Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC), exige requisitos como baixa densidade populacional, dispor de atividades tradicionais preservadas e compartilhar os valores e o estilo de vida da comunidade. O edital completo, com todos os requisitos, pode ser acessado aqui.
“Esta é uma oportunidade única de conquistar um importante reconhecimento internacional, favorecendo a visibilidade dos destinos brasileiros no cenário turístico global. A nossa participação também contribui com os esforços de consolidar o Brasil entre os países de vanguarda do desenvolvimento sustentável do Turismo, o que também tem fortes reflexos na garantia de empregos, renda e inclusão social”
Celso Sabino, ministro do Turismo
A ONU Turismo fará a seleção a partir das indicações de seus países-membros, como o Brasil. As nomeações vão ser avaliadas por um conselho consultivo externo independente, composto por especialistas. Até o momento, 74 vilas de quase 40 países alcançaram o reconhecimento. Além disso, outras 54 foram selecionadas para participar de um programa de modernização, onde recebem aconselhamento técnico e oportunidades de networking.