Bruno Hazov   |   04/10/2023 19:48
Atualizada em 04/10/2023 19:49

Zurich investe R$ 17 milhões em equipamentos de energia renovável

Programa reduzirá emissão de 2,5 mil toneladas de CO2 por ano nos Aeroportos de Florianópolis e Vitória

Divulgação
A Zurich espera reduzir a emissão de cerca de 1,3 mil toneladas de CO2 por ano no terminal de Florianópolis
A Zurich espera reduzir a emissão de cerca de 1,3 mil toneladas de CO2 por ano no terminal de Florianópolis

A concessionária Zurich Airport Brasil assinou um acordo com as aéreas Latam, Gol e Azul para estabelecer o uso de energia renovável para as aeronaves em solo nos aeroportos de Florianópolis e Vitória, em um investimento de R$ 17 milhões do grupo suíço.

Os equipamentos adquiridos pela Zurich garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado das aeronaves funcionarão apenas com energia renovável gerada no próprio aeroporto, reduzindo as emissões de gás carbônico e a utilização de querosene e diesel nesses processos em terra.

A nova solução adquirida fornece 400Hz de energia necessários para o funcionamento da aeronave e do ar-condicionado em solo. Antes, era necessário utilizar geradores externos a diesel ou acionar as turbinas do avião para gerar essa mesma quantidade de energia. Com a mudança, a empresa espera reduzir em 1,3 mil toneladas a emissão anual de CO2 no Aeroporto de Florianópolis e em 1,2 mil toneladas anuais no Aeroporto de Vitória.

Esses sistemas estão sendo instalados nas dez pontes de embarque e desembarque do terminal de Florianópolis e nas seis pontes do terminal de Vitória, com previsão de funcionamento para dezembro deste ano.

"Este projeto reforça nosso compromisso genuíno com o meio ambiente. É um importante investimento da Zurich Airport Brasil para tornar a nossa indústria mais sustentável. A adesão das companhias aéreas mostra que estamos no caminho certo para alcançar patamares cada vez mais relevantes no compromisso com a agenda climática"

Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil

Área de Sustentabilidade

Em nota, a Zurich Airport Brasil afirma que a Área de Sustentabilidade da empresa atua com foco em quatro temas centrais: gestão de energia, hídrica, de resíduos e da qualidade do ar. Os aeroportos administrados pela concessionária – Florianópolis, Vitória e Macaé – são certificados pela ACA (Airport Carbon Accreditation), pelo trabalho no mapeamento das emissões de carbono. Além disso, os três aeroportos usam drones para inspeção na pista e software próprio e certificado para mapeamento da pegada de carbono. 100% da energia utilizada nos três aeroportos vem de fonte limpa e certificada.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados