Zurich Airports anuncia R$ 220 mi para ampliação do Aeroporto de Macaé (RJ)
Recursos serão aplicados em construção de nova pista de pouso que amplia a capacidade do aeroporto
A concessionária suíça Zurich Airports anunciou o adiantamento no prazo para liberação de uma nova pista de pouso para o Aeroporto de Macaé (RJ). A nova infraestrutura vai mudar a categoria da base aeroportuária, permitindo o pouso e decolagem de aeronaves de maior porte.
A nova pista de pouso terá 1.410 metros de comprimento e recebeu um investimento de R$ 220 milhões do grupo suíço. A obra de modernização foi iniciada em junho deste ano e a previsão de inauguração da nova pista ficou para 2025.
O repasse será feito pela concessionária suíça, enquanto a execução da obra será de responsabilidade do consórcio Bem Voar, formado pelas construtoras Barbosa Mello (CBM) e Engeform Engenharia. Segundo o consórcio, as obras irão gerar cerca de 380 empregos diretos e indiretos.
O projeto prevê a implantação da nova pista de pouso e decolagem, incluindo intervenções de terraplenagem, drenagem, tratamento de solos, pavimentação, sinalização e balizamento. Está incluso no escopo a relocação de equipamentos de auxílio à navegação e revestimento vegetal. Também faz parte do projeto a realização de trabalhos na infraestrutura do local com a construção de taxiways e ampliação do pátio de aeronaves de asa rotativa.
Desde o início das obras de construção da nova pista, os voos comerciais estão suspensos no aeroporto de Macaé. O prazo estabelecido durante a concessão para a liberação da pista foi de dois anos, porém a Zurich comprometeu-se a adiantar esse prazo, entregando a nova pista em tempo recorde.