Cidades verdes: evento discute importância da natureza na urbanização
Executivos falam dos benefícios do contato com a natureza e empreendimentos urbanos
No segundo dia do 13º Complan, evento promovido pela Adit Brasil com foco em planejamento urbano e mercado imobiliário, Benedito Abbud, CEO da Benedito Abbud Arquitetura Paisagística e Guilherme Takeda, da Takeda Design, discutiram a importância da biofilia, ou contato com a natureza, em comunidades planejadas, loteamentos e desenvolvimento urbano.
Abbud iniciou a discussão falando sobre as "cidades verdes" e sua importância para o desenvolvimento de espaços urbanos e para a qualidade de vida dos moradores de uma cidade. Como exemplo, o executivo apresentou o projeto da cidade Matarazzo, que mescla o verde com edifícios modernos e imponentes
"Uma cidade verde realmente sustentável é aquela que atende a todas as classes sociais. Sustentabilidade não tem a ver apenas com meio ambiente, mas com sustentabilidade social, ou seja, permitir que todas as classes sociais possam usufruir de um equipamento público. Uma cidade boa, bem planejada, é aquela que conecta a todos de maneira igual"
Benedito Abbud, CEO da Benedito Abbud Arquitetura Paisagística
Abbud também abordou as tendências internacionais do que ele chamou de "bem morar", que envolve contato com a natureza, segurança e opções de lazer. Para ele, todo empreendimento atrativo possui essas três características. Por meio de cases de empreendimentos reais, o executivo apresentou fatores que impulsionaram alguns empreendimentos imobiliários encabeçados por sua empresa.
"Já tive clientes que compraram imóveis porque a área comum possuía espaço para pets. Também já tive clientes que adquiriram um imóvel pois o condomínio oferecia ambulância e ficava localizado a apenas 20 minutos do Hospital Albert Einstein. Cada pessoa é cativada por uma questão diferente e cabe a nós, planejadores urbanistas, identificarmos quais benefícios podem ser acrescentados ao imóvel para valorizar não só o projeto, mas todo o entorno de um bairro ou cidade", concluiu Abbud.
Guilherme Takeda falou da importância de incluir o verde, a natureza, no branding de um empreendimento. Para falar sobre o tema, o executivo mostrou os benefícios científicos da biofilia, do contato com a natureza, com animais e com o mundo externo. Segundo Takeda, unir o paisagismo ao conceito de biofilia é essencial para vender qualquer empreendimento.
"Hoje existem mais de 13 certificações mundiais relacionadas ao bem estar e quase todas elas estão relacionadas ao contato direto com a natureza, com o natural. Planejar um bairro, ou empreendimento, é planejar lazer, bem estar e sustentabilidade. Nós fazemos espaços e cenários para as pessoas e, para isso, precisamos entender como as pessoas atuam no teatro da vida"
Guilherme Takeda, CEO da Takeda Design