Desafios de empreendimentos imobiliários ancorados em shoppings centers
Tema foi debatido em seminário na 13ª edição do Complan, que acontece em Atibaia (SP)
ATIBAIA (SP) – Durante a 13ª edição do Complan, evento sobre planejamento urbano e mercado imobiliário promovido pela Adit Brasil, foram apresentados cases de bairros planejados ancorados em shoppings centers.
Participaram deste seminário os executivos Ricardo Grimone, diretor-executivo de desenvolvimento imobiliário da Cidade Center Norte, Luiz Delmazo, diretor de Desenvolvimento Imobiliário da WTorre, e Fernando Amorim, diretor estatutário da Moura Dubeux, sob moderação de Renê Rocha, head de Desenvolvimento e Operações da Altre.
Ricardo Grimone falou sobre o projeto do Cidade Center Norte, que tem como um dos pilares o desenvolvimento sustentável de todo o entorno do shopping Center Norte. Além de ser localizado ao lado da Marginal Tietê, o projeto também é vizinho do Cingapura, conhecido conjunto habitacional para pessoas de baixa renda. Segundo ele, o projeto prevê a integração de todo o entorno para tornar a região mais atrativa e sustentável.
"Com fluxo de mais de 50 mil pessoas por dia em seus corredores, os três empreendimentos da Cidade Center Norte (Expo Center Norte, Lar Center e Shopping Center Norte) adotaram uma solução 360° para engajar funcionários, lojistas, promotores e clientes a darem um novo significado para as mais de 1.630 toneladas de resíduos gerados nas praças de alimentação, restaurantes, lojas e pavilhões de eventos do complexo. Essas iniciativas impactaram positivamente mais de 1,8 mil pessoas"
Ricardo Grimone, diretor-executivo de desenvolvimento imobiliário da Cidade Center Norte
Fernando Amorim falou sobre dois empreendimentos da construtora que mudaram bairros inteiros em Fortaleza, trazendo mais opções de lazer, segurança e qualidade de vida para os moradores. Um deles é o Arborê, empreendimento de apartamentos que variam de 53 a 65 metros quadrados localizado entre dois grandes shoppings de Fortaleza, o RioMar Kenneky e o North Shopping.
"Ancorar um projeto imobiliário em shoppings significa também investir no entorno, no bairro, tendo o shopping como central, mas não como única opção de lazer para o morador. Um bom projeto provoca o desenvolvimento espontâneo de todo o entorno, pois os comerciantes e as pessoas começam a acreditar no projeto, tornando-se parte dele"
Fernando Amorim, diretor estatutário da Moura Dubeux
Amorim também citou outros empreendimentos que transformam urbanisticamente Fortaleza, como o projeto Praia do Futuro, um bairro inteiro onde novos empreendimentos são constantemente atraídos e o uso de tecnologia e conceitos de sustentabilidade são amplamente utilizados. Ele ressaltou que projetos exitosos contam com a colaboração do poder público, para que a região possa de fato se beneficiar dos projetos urbanísticos.
Por fim, Luiz Delmazo falou sobre os desafios de executar grandes obras, como uma em parceria com o Carrefour que resultou em um mall conceito da empresa.
"Fazer obras faseadas com o comércio funcionando foi um desafio que tivemos que enfrentar. Nessa loja conceito do Carrefour, nosso desafio foi realizar o projeto sem atrapalhar as vendas e o cotidiano da empresa. Para isso, foi preciso muita conversa com todos os players envolvidos e, uma vez que os objetivos foram traçados e todos entenderam o projeto, a obra se encaminhou plenamente"
Luiz Delmazo, diretor de Desenvolvimento Imobiliário da WTorre