Bruno Hazov   |   25/10/2023 14:19

Desafios de empreendimentos imobiliários ancorados em shoppings centers

Tema foi debatido em seminário na 13ª edição do Complan, que acontece em Atibaia (SP)

PANROTAS / Bruno Hazov
Ricardo Grimone, diretor-executivo de desenvolvimento imobiliário da Cidade Center Norte
Ricardo Grimone, diretor-executivo de desenvolvimento imobiliário da Cidade Center Norte

ATIBAIA (SP) – Durante a 13ª edição do Complan, evento sobre planejamento urbano e mercado imobiliário promovido pela Adit Brasil, foram apresentados cases de bairros planejados ancorados em shoppings centers.

Participaram deste seminário os executivos Ricardo Grimone, diretor-executivo de desenvolvimento imobiliário da Cidade Center Norte, Luiz Delmazo, diretor de Desenvolvimento Imobiliário da WTorre, e Fernando Amorim, diretor estatutário da Moura Dubeux, sob moderação de Renê Rocha, head de Desenvolvimento e Operações da Altre.

Ricardo Grimone falou sobre o projeto do Cidade Center Norte, que tem como um dos pilares o desenvolvimento sustentável de todo o entorno do shopping Center Norte. Além de ser localizado ao lado da Marginal Tietê, o projeto também é vizinho do Cingapura, conhecido conjunto habitacional para pessoas de baixa renda. Segundo ele, o projeto prevê a integração de todo o entorno para tornar a região mais atrativa e sustentável.

"Com fluxo de mais de 50 mil pessoas por dia em seus corredores, os três empreendimentos da Cidade Center Norte (Expo Center Norte, Lar Center e Shopping Center Norte) adotaram uma solução 360° para engajar funcionários, lojistas, promotores e clientes a darem um novo significado para as mais de 1.630 toneladas de resíduos gerados nas praças de alimentação, restaurantes, lojas e pavilhões de eventos do complexo. Essas iniciativas impactaram positivamente mais de 1,8 mil pessoas"

Ricardo Grimone, diretor-executivo de desenvolvimento imobiliário da Cidade Center Norte

PANROTAS / Bruno Hazov
Fernando Amorim, diretor estatutário da Moura Dubeux
Fernando Amorim, diretor estatutário da Moura Dubeux

Fernando Amorim falou sobre dois empreendimentos da construtora que mudaram bairros inteiros em Fortaleza, trazendo mais opções de lazer, segurança e qualidade de vida para os moradores. Um deles é o Arborê, empreendimento de apartamentos que variam de 53 a 65 metros quadrados localizado entre dois grandes shoppings de Fortaleza, o RioMar Kenneky e o North Shopping.

"Ancorar um projeto imobiliário em shoppings significa também investir no entorno, no bairro, tendo o shopping como central, mas não como única opção de lazer para o morador. Um bom projeto provoca o desenvolvimento espontâneo de todo o entorno, pois os comerciantes e as pessoas começam a acreditar no projeto, tornando-se parte dele"

Fernando Amorim, diretor estatutário da Moura Dubeux

Amorim também citou outros empreendimentos que transformam urbanisticamente Fortaleza, como o projeto Praia do Futuro, um bairro inteiro onde novos empreendimentos são constantemente atraídos e o uso de tecnologia e conceitos de sustentabilidade são amplamente utilizados. Ele ressaltou que projetos exitosos contam com a colaboração do poder público, para que a região possa de fato se beneficiar dos projetos urbanísticos.

Por fim, Luiz Delmazo falou sobre os desafios de executar grandes obras, como uma em parceria com o Carrefour que resultou em um mall conceito da empresa.

"Fazer obras faseadas com o comércio funcionando foi um desafio que tivemos que enfrentar. Nessa loja conceito do Carrefour, nosso desafio foi realizar o projeto sem atrapalhar as vendas e o cotidiano da empresa. Para isso, foi preciso muita conversa com todos os players envolvidos e, uma vez que os objetivos foram traçados e todos entenderam o projeto, a obra se encaminhou plenamente"

Luiz Delmazo, diretor de Desenvolvimento Imobiliário da WTorre


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados