Bruno Hazov   |   15/06/2023 13:57

Nota de crédito do Brasil pode passar de estável para positiva, segundo S&P

Decisão significa que a nota do País pode ser elevada de estável para positiva nos próximos dois anos

Marcello Casal Jr./Agência Brasil
Atualmente, a agência concede ao Brasil a nota
Atualmente, a agência concede ao Brasil a nota "BB-", três níveis abaixo do grau de investimento

A perspectiva para a nota de crédito do Brasil subiu de estável para positiva de acordo com a agência de classificação de risco Standard & Poor's (S&P). Decisão foi divulgada nesta quarta-feira (14) e significa que a nota do País pode ser elevada nos próximos dois anos.

Atualmente, a agência concede ao Brasil a nota "BB-", três níveis abaixo do grau de investimento - mesma nota concedida pela Fitch, outra das principais agências de classificação de risco. O Brasil não tinha recebido aumento na perspectiva da nota de crédito desde 2019.

A melhora na perspectiva é o primeiro passo para aumentar a nota da dívida pública brasileira. Para que isso aconteça de fato, é necessário que políticas fiscais, como a reforma tributária e o chamado arcabouço fiscal, sejam aprovados, segundo comunicado emitido pela própria S&P.

Com o possível aumento, mais investidores se sentirão seguros para apostar no Brasil As agências de classificação de risco avaliam a garantia de que o país não corre risco de dar calote na dívida pública e serve como termômetro para investidores de todos os tipos.

*Com informações da Agência Brasil.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados