Natal de 2023 deve render R$ 69 bilhões para o varejo
Valor é 5,6% maior que o registrado em 2022, representando o maior crescimento do segmento em 4 anos
O Natal de 2023 deve movimentar R$ 69 bilhões no varejo, segundo estimativa da Conferderação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Valor é 5,6% maior que o registrado em 2022, representando o maior crescimento do segmento em quatro anos.
Segundo a pesquisa, o grande destaque do ano é o setor de hipermercados e supermercados, que deve movimentar cerca de 38,6% das vendas, equivalentes a R$ 25,12 bilhões. Em seguida, estão os estabelecimentos especializados em vestuário, calçados e acessórios, respondendo por 33,9% do faturamento, totalizando R$ 22 bilhões. Em terceiro lugar, estão as lojas de artigos de uso pessoal e doméstico, com R$ 8,19 bilhões (12%).
“Observamos um cenário propício ao aumento das vendas neste fim de ano, graças às condições favoráveis de consumo. A ampliação do potencial de consumo, aliada ao início do processo de flexibilização da política monetária e à redução da taxa básica de juros, tem impulsionado os gastos dos consumidores”
José Roberto Tadros, presidente da CNC
No terceiro trimestre deste ano, a massa real de rendimentos cresceu 5% em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad). Para a CNC, esse é um fator que contribui para o bom desempenho do varejo no Natal deste ano.