Feriado de 12 de outubro deve movimentar 2,7 mi de pessoas nos aeroportos
Levantamento é do MTur, com base em dados dos principais aeroportos do País
O feriado de Nossa Senhora Aparecida deverá movimentar mais de 2,7 milhões de passageiros nos principais aeroportos do País, segundo levantamento do Ministério do Turismo divulgado na quarta-feira (11), com base em dados coletados junto às administradoras dos terminais aéreos brasileiros.
Segundo o levantamento, Rio de Janeiro e São Paulo são os destinos mais procurados no feriado. No aeroporto de Guarulhos (SP), a estimativa é que circulem cerca de 688 mil passageiros em voos nacionais e internacionais entre 11 e 16 de outubro. Já no Rio Galeão, no mesmo período, a previsão é de 148 mil passageiros, representando um aumento de 60% em relação ao mesmo período do ano passado.
"Os números são positivos e demonstram o aquecimento da atividade turística no País. Importantes feriados nacionais impulsionam as viagens, aquecem a economia e geram renda para quem está na linha de frente do setor. É isso que queremos: promover o Brasil e nossa cultura trazendo oportunidades de emprego para todos por meio do Turismo"
Celso Sabino, ministro do Turismo
Ainda segundo o estudo, o Aeroporto de Brasília, na capital federal, prevê um movimento de cerca de 200 mil passageiros, representando pouco mais de 1,5 mil pousos e decolagens durante o feriado. Já o Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), está se preparando para receber aproximadamente 247 mil passageiros na véspera e retorno do feriado.
No ranking dos principais sites de reservas e compras de passagens, os destinos mais buscados são: Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Natal (RN), Maceio (AL), João Pessoa (PB) e Porto Seguro (BA).
Ocupação Hoteleira
O feriadão de 12 de outubro também deve ser movimentado para o setor hoteleiro. Diversos destinos do País já estão com ocupação acima de 90%. É o caso de João Pessoa, na Paraíba, que segundo a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira (ABIH-PB), aponta uma estimativa média de ocupação de 97% neste feriado.
Outros locais seguem na mesma expectativa, como Alagoas, que bateu os 90% de ocupação para o período, superando 2022, quando a média atingiu 80%, de acordo com dados da Superintendência de Planejamento e Prospecção de Negócios da Secretaria de Estado do Turismo (Setur-AL).