Bruno Hazov   |   11/07/2023 15:09
Atualizada em 11/07/2023 15:11

Junho registra inflação oficial negativa de 0,08% no Brasil

Recuo nos preços de combustíveis, carros novos e alimentos influenciaram na queda da inflação no período

Unsplash/Daniel Dan

A inflação oficial no mês de junho ficou em -0,08%, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Recuo nos preços dos combustíveis, de carros novos e de alimentos como carne e leite levaram o País a registrar a primeira deflação do ano.

Resultado representa o quarto mês seguido de queda da inflação e o menor resultado do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para um mês de junho, desde 2017.

Os grupos que impulsionaram a queda da inflação na comparação com maio foram o setor de alimentos e bebidas (-0,66%) e o de transportes (-0,41%), contribuindo -0,14 e -0,08 pontos percentuais no índice geral que calcula o IPCA. Segundo o IBGE, estes dois grupos têm maior influência dentro da cesta de consumo das famílias brasileiras, representando cerca de 42% do IPCA.

A queda no setor de alimentação e bebidas foi influenciado pelo recuo nos preços da alimentação em casa (-1,07%). Entre os itens que apresentaram queda estão o óleo de soja (-8,96%), frutas (-3,38%), leite longa vida (-2,68%) e as carnes (-2,10%).

No setor de transportes o recuo foi motivado pela queda nos preços de automóveis novos (-2,76%) e usados (-0,93%), em um esforço do governo federal para baixar o preço dos carros novos lançado em 6 de junho. Ainda no setor de transportes, destacam-se quedas nos preços dos combustíveis como o óleo diesel (-6,68%), etanol (-5,11%), gás veicular (-2,77%) e gasolina (-1,14%).

O IBGE também divulgou hoje o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que teve queda de 0,10% em junho (primeira deflação desde setembro de 2022) e acumula 3% nos últimos doze meses. O INPC abrange o custo de vida para famílias com rendimento de um a cinco salários mínimos.

“Nos últimos meses, os preços dos grãos, como a soja, caíram. Isso impactou diretamente o preço do óleo de soja e indiretamente os preços das carnes e do leite, por exemplo. Essas commodities são insumos para a ração animal, e um preço mais baixo contribui para reduzir os custos de produção. No caso do leite, há também uma maior oferta no mercado”

André Almeida, analista da pesquisa do IBGE

Com informações da Agência Brasil

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados