Aeroportos do Pará serão renovados pela Aena Brasil; confira mudanças
Terminais de Marabá, Carajás, Santarém e Altamira receberão investimentos em infraestruturas
A concessionária espanhola Aena anunciou, em evento em São Paulo, um investimento de cerca de R$ 4,5 bilhões em 11 infraestruturas aeroportuárias pelo Brasil. Entre elas, constam reformas e ampliações no aeroportos de Marabá, Carajás, Santarém e Altamira, todos no Estado do Pará.
Veja as principais mudanças em cada aeroporto da Aena no Pará
Marabá
Com espaços públicos 3,6 vezes maiores que a atual, o terminal de passageiros vai dobrar de tamanho, chegando a 3,6 mil metros quadrados. A capacidade vai chegar a 600 mil passageiros por ano.
Principais melhorias:
- Ampliação do terminal de passageiros de 1,8 mil metros quadrados para 3, mil metros quadrados;
- A superfície da área pública será 3,6 vezes maior;
- Sala de embarque com três portões em área de 580 metros quadrados;
- Balcões de check-in com 13 posições em área de 110 metros quadrados;
- 2 controles de segurança (raios-x) com 70 metros quadrados;
- Restituição de bagagem com uma esteira em área de 180 metros quadrados;
- Ampliação das vias de pedestres;
- Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras;
- Adequação da faixa preparada;
- Adequação da faixa da pista;
- Pátio com quatro posições de estacionamento para aeronaves tipo C.
Carajás
As reformas visam principalmente melhorar a experiência do usuário, com a superfície da sala de embarque multiplicada por 20 e uma área pública 14 vezes maior. A capacidade anual de passageiros chegará a 360 mil por ano. Atualmente, Carajás opera 130 mil.
Principais melhorias:
- Ampliação do terminal de passageiros de 800 metros quadrados para 2,5 mil metros quadrados;
- A superfície da área pública será 14 vezes maior;
- Nova área técnica;
- Sala de embarque com dois portões em área de 380 metros quadrados;
- Balcões de check-in com oito posições em área de 70 metros quadrados;
- Um controle de segurança (raios-x) com 40 metros quadrados;
- Restituição de bagagem com uma esteira em área de 140 metros quadrados;
- Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras;
- Adequação da faixa preparada;
- Pátio com três posições de estacionamento tipo C;
- Novo pátio de aviação geral;
- Instalação de PAPI na cabeceira 28.
Santarém
A área de embarque será triplicada, e os espaços públicos ficam quatro vezes maior. A capacidade anual vai chegar a 700 mil passageiros ao ano.
Principais melhorias:
- Ampliação do terminal de passageiros de 1,3 mil metros quadrados para 4,4 mil metros quadrados;
- A superfície da área pública será quatro vezes maior;
- Sala de embarque com quatro portões em área de 660 metros quadrados;
- Balcões de check-in com 16 posições em área de 130 metros quadrados;
- 2 controles de segurança (raios-x) com 70 metros quadrados;
- Restituição de bagagem com duas esteiras em área de 225 metros quadrados;
- Remodelação de meio-fio;
- Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras;
- Adequação da faixa preparada;
- Reconfiguração do pátio com oito posições de estacionamento para aeronaves tipo C;
- Instalação de PAPI na cabeceira 28 e realocação na cabeceira 10.
Altamira
A superfície da sala de embarque será aumentada em 3,6 vezes, assim com a área pública. O pátio fica com três posições de aeronaves C. A capacidade do aeroporto chegará a 200 mil passageiros por ano.
Principais melhorias:
- Ampliação do terminal de passageiros de 1,2 mil metros quadrados para 2,6 mil metros quadrados;
- A superfície da área pública será 3,6 vezes maior;
- Sala de embarque com dois portões em área de 350 metros quadrados;
- Balcões de check-in com oito posições em área de 70 metros quadrados;
- Um controle de segurança (raios-x) com 40 metros quadrados;
- Restituição de bagagem com uma esteira em área de 130 metros quadrados;
- Construção de áreas de escape de segurança, no fim da pista, em ambas as cabeceiras;
- Adequação da faixa preparada;
- Pátio com três posições de estacionamento para aeronaves tipo C;
- Instalação de PAPI na cabeceira 25.