Brotas (SP) ganha 9º ecoparque e novidades em mais 4 equipamentos
Novo parque consolida município como a Capital Estadual do Turismo de aventura
A cidade de Brotas (SP) – reconhecido destino de ecoturismo – acaba de ganhar um novo ecoparque. O São Bento é o nono parque natural instalado no município e conta com trilhas, cachoeiras, além de atividades de ecoturismo e esportes radicais.
Localizado a cerca de dez quilômetros do centro de Brotas, o ecoparque São Bento funciona no sistema day use. Seu principal atrativo é uma cachoeira de 25 metros de altura que forma uma piscina natural própria para banho. Há também uma trilha de 1,7 quilômetro em meio à natureza, redário, slackline e um aquário natural com cascata e peixes nativos da região.
Novidades em mais quatro ecoparques
Além do novo parque São Bento, outros quatro ecoparques estão recebendo novidades que garantirão mais contato com a natureza, opções de hospedagem e atividades para públicos de todas as idades.
O Ecoparque Recanto das Cachoeiras está ganhando uma área kids formada por uma piscina de água de mina com tratamento de ozônio – sem uso de cloro – que permite que as crianças nadem com peixes. O fundo da piscina é coberto de areia, simulando o fundo do mar e um toboágua completa a atração. Para o público adulto está sendo instalado um toboágua de 110 metros de extensão, ligando toda a extensão da maior cachoeira do parque.
No ecoparque Cachoeira Três Quedas está sendo inaugurada uma área de glamping, chalé petfriendly para casais que oferece TV Led, ar condicionado, frigobar, banheiro privativo, varanda com mesas e cadeiras, lareira, deque com vista para a Mata Atlântica e rede suspensa.
Já no ecoparque Cassorova está sendo inaugurada uma piscina aquecida de borda infinita com vista para o pôr do sol, com spa, bar molhado, bar seco e vestiário. Dois spas em forma de trevo de três folhas, para relaxamento da lombar e cervical, completam a nova atração.
Por fim, o ecoparque Poção está inaugurando uma área fechada de Escape Game, jogo cujo objetivo é incentivar os visitantes a escapar de situações fictícias. A atração dura uma hora e é voltada para pessoas com mais de 14 anos. O objetivo do jogo é alertar para a necessidade de preservação da natureza de forma descontraída e interativa.
“A abertura de mais um ecoparque, assim como o acréscimo de atrativos nos já existentes, comprova a tendência de Brotas, de oferecer Turismo de aventura na natureza em espaços com infraestrutura para as famílias e opções diversificadas de atividades”
Fabio Pontes, secretário de Turismo de Brotas
Capital Nacional do Turismo de Aventura em Meio à Natureza
Um balanço realizado no começo deste ano pela Secretaria Municipal de Turismo de Brotas apontou que o setor de Turismo foi responsável por injetar cerca de R$ 140 milhões na economia da cidade somente em 2022. O valor movimentado por mais de 500 mil turistas representa cerca de 47% do PIB municipal.