Bruno Hazov   |   11/09/2023 13:27
Atualizada em 11/09/2023 13:28

Turismo ferroviário: trem Rio-Minas deve partir em dezembro deste ano

Primeiro trem turístico interestadual do Sudeste do País foi possível por conta de doações de civis


Divulgação
Trem turístico ligará Chiador, em Minas Gerais, com Três Rios, Rio de Janeiro
Trem turístico ligará Chiador, em Minas Gerais, com Três Rios, Rio de Janeiro
O projeto do trem Rio-Minas, iniciado em 2015, deve finalmente sair do papel, com sua primeira viagem prevista para o final do ano. Primeiro trem turístico interestadual do Sudeste do País só foi possível graças a doações da sociedade civil.

O trem é uma iniciativa voluntária da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip) Amigos do Trem, em parceria com a concessionária Ferrovia Centro-Atlântica – que cuidará da operação – e com aval da Agência Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O Trem Rio-Minas terá um total de 37 quilômetros, ligando as cidades de Três Rios, no Rio de Janeiro, com Chiador, em Minas Gerais. A verba para tocar o projeto foi adquirida por meio de doações que a Amigos do Trem arrecadou desde o início do projeto, no ano de 2015. No momento, estão sendo feitas reformas nos vagões que irão operar o trajeto. Além das doações, a ONG agora busca apoio de órgãos públicos para ajudar na operação.

“Hoje nós estamos funcionando a base de recurso próprio e ajuda de voluntários, nós não temos apoio financeiro. Não recebemos emenda parlamentar, recurso do governo federal, de prefeituras, nada. Aproveito para fazer o apelo. O trem Rio-Minas vai mudar a realidade dos municípios, é mais um objeto para Turismo. Além do apoio institucional, merece apoio financeiro”

Cyntia Nascimento, presidente da ONG Amigos do Trem

Em comunicado, a Amigos do Trem atestou a viabilidade econômica do projeto e afirmou que "além de o projeto fazer o resgate ferroviário, traz uma proposta inovadora: valorização da cultura, dos aspectos sociais, desenvolvimento sustentável, aumento dos postos de trabalho, geração de renda, aumento da economia, valorização do Turismo, entre outros”.

Projeto Inicial

O projeto inicial previa a revitalização de 168 quilômetros de trilhos entre Três Rios (RJ) e Cataguases, na Zona da Mata mineira, passando por oito municípios onde vivem cerca de 900 mil pessoas. Devido à falta de investimentos e condições atuais das linhas férreas, o trajeto foi reduzido para 37 quilômetros.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados