Impulso Goiás destina R$ 546 milhões a empreendedores do Turismo e cultura
Impulso Goiás irá fomentar atividades turísticas e culturais no Estado, como festivais, shows e o carnaval
O Governo de Goiás anunciou um investimento de R$ 546 milhões para auxiliar pequenos empreendedores do setor de Turismo e cultura do Estado. O programa Impulso Goiás utilizará recursos provenientes do Fundo Constitucional do Centro-Oeste (FCO) e das leis de apoio à cultura, bem como de ações em parceria com o sistema Fecomércio e Sesc.
Parte do orçamento será utilizado para incentivar festivais, com o TeNpo, Fica e Canto da Primavera, além de impulsionar o carnaval de Goiás, em conjunto com as prefeituras dos municípios de Jaraguá, cidade de Goiás, Aruanã, Caiapônia, Pirenópolis, Britânia eTrês Ranchos. Também receberão parte do recurso as próximas edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica), Mostra Nacional de Teatro de Porangatu (TeNpo), Procissão do Fogaréu e Canto da Primavera.
O Impulso Goiás ficará sob a responsabilidade das secretarias de Retomada e da Cultura, que também anunciaram programas de capacitação de micro e pequenos empreendedores como forma de garantir o fortalecimento do Turismo goiano, sobretudo na baixa temporada.
Segundo César Moura, secretário titular da Pasta da retomada, já estão previstos cursos de profissionalização para guias turísticos e trabalhadores do ramo de alimentação fora do lar, atendimento ao cliente, costura, entre outros. As capacitações serão realizadas em parceria com Sesc e Fecomércio.