Novo plano de Turismo de Goiás envolverá uso de tecnologia
Goiás Turismo contratou consultoria que disponibilizará ferramentas tecnológicas para impulsionar setor
A Goiás Turismo – órgão oficial do segmento no Estado – está construindo seu novo planejamento estratégico de fomento ao Turismo em todo o território estadual. Lideranças de cerca de onze regiões turísticas do Estado, empreendedores e dirigentes do Sebrae e Fecomercio foram convidados para ajudar a elaborar e dar andamento ao projeto.
Para fomentar a atividade turística, o órgão optou por contratar a Lab Turismo Consultoria, que fornece estratégias e soluções tecnológicas para gestão de destinos turísticos. A consultoria apresentou a ferramenta Maptur, que irá analisar uma série de dados do setor e apresentar relatórios e diagnósticos que ajudarão na tomada de políticas públicas que beneficiem o Turismo.
Com essa ferramenta, agentes públicos poderão fazer uma análise detalhada da situação de cada destino, entender os fatores internos e externos que impactam suas decisões, definir metas e objetivos estratégicos, priorizar ações, executá-las e mensurar cada resultado obtido.
Além da ferramenta que irá estruturar as informações coletadas ao longo de diversas gestões pelo governo de Goiás, a consultoria também oferecerá apoio por meio de um time de especialistas no setor, que acompanhará diversos processos diários do órgão por um período de 12 meses de mentoria.
“Goiás é um Estado muito grande e diverso, por isso é necessário um planejamento estratégico para nortear a estruturação de produtos, fortalecimento da governança e ações de promoção, considerando as diferentes realidades das regiões turísticas. É com muito orgulho que estabelecemos esta parceria com a Lab Turismo, uma equipe profissional e comprometida para atingir as metas factíveis e resultados para o Turismo do nosso Estado.”
Fabrício Amaral, presidente da Goiás Turismo
Segundo a consultoria, além de Goiás, a mesma metodologia está sendo aplicada no Estado do Mato Grosso do Sul e nos municípios de Porto Seguro (BA), Ilhabela (SP), Pirenópolis (GO), Montanhas Capixabas (ES), entre outros.