Engajamento de Estados e trade viabiliza Salão do Turismo
MTur teve 32 dias para realizar evento em Brasília, com expectativa de 20 mil visitantes
Realizado pela primeira vez em Brasília, o 7º Salão Nacional do Turismo, que teve suas seis edições anteriores em São Paulo, contou com poucos momentos de corredores cheios, mas atraiu para a Arena Mané Garrincha as principais lideranças do Turismo nacional, mostrando apoio do trade ao Ministério do Turismo.
Com apenas 32 dias para seu preparo e divulgação, o Salão foi palco de reunião do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur) e da posse do Conselho Nacional do Turismo para o biênio 2024-2026, com 92 representantes, entre outras agendas, como o Seminário Nacional do Programa de Regionalização do Turismo.
A abertura, realizada pelo ministro Celso Sabino, teve a presença do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, do presidente da Comissão de Turismo da Câmara, Romero Rodrigues, e do presidente da Embratur, Marcelo Freixo, além do secretário-geral da Organização Mundial do Turismo (OMT), Zurab Pololikashvili, que na véspera da abertura do Salão participou da inauguração da sucursal do escritório da OMT no Rio de Janeiro.
Criado para ser a grande vitrine de experiências e roteiros do Turismo brasileiro, o Salão foi retomado 11 anos após sua última edição.
“Ao entrar aqui hoje e ver tantas cores e tanta gente, fiquei ainda mais convencido da importância deste Salão como vitrine das riquezas do nosso País”, disse o ministro do Turismo. “Ver o engajamento de todos os Estados em trazer sua diversidade para a capital federal, que é um dos principais emissores de turistas domésticos, mostra que estamos no caminho certo para transformar o Brasil num dos maiores destinos turísticos do mundo”, completou Celso Sabino.
Ministro Celso Sabino
Engajamento
O engajamento mencionado pelo ministro foi determinante para a realização do Salão em 32 dias, segundo o secretário de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do MTur, Milton Zuanazzi. “Pedimos desculpas por algumas falhas e atrasos, mas posso assegurar que nosso comprometimento foi total para entregar este Salão em tempo recorde”, disse. Entre as parcerias fundamentais para a concretização do evento estiveram a Secretaria de Turismo do Distrito Federal, a Embratur, o Banco do Brasil, a Finep (Financiadora de Estudos e Projetos), o Sesc, o Senac e o Sebrae. O atraso na montagem do Salão – pela limitação de tempo da montadora – fez com que no primeiro dia do evento faltassem as plotagens dos corredores, além de conclusão de alguns estandes e equipamentos.
Ainda assim, nos 26 mil metros quadrados do Salão, os Estados brasileiros mostraram sua diversidade de produtos em 5 áreas temáticas: sol e praia; Turismo rural; natureza; cultura; e Turismo de tendências. “Na área de Tendências mostramos opções de afroturismo e etnoturismo, por exemplo, incluindo o projeto Experiências do Brasil Original e a Rede Nacional de Trilhas de Longo Curso e Conectividade”, explicou Zuanazzi.
Para os consumidores, os destaques foram a comercialização de produtos associados ao Turismo, caso do artesanato, culinária e agricultura familiar. As manifestações culturais também percorreram os corredores nos três dias do Salão, além de ocuparem o palco em que foi realizada a abertura oficial do evento e a entrega do Prêmio Nacional do Turismo, no final da tarde do sábado (16). Outro destaque para o público final foi a Cozinha Show do Senac, que levou para o Salão diferentes chefs que produziram diante dos visitantes pratos típicos das regiões brasileiras, como a torta capixaba, o mousse de cupuaçu e o tacacá. O encerramento de cada dia do evento contou ainda com os shows de Vanessa da Mata, na sexta-feira, Sambô, no sábado, e da dupla Maiara e Maraisa, no domingo.
“Nós temos hoje uma grande oportunidade de sermos protagonistas no Turismo mundial e esse Salão veio mostrar isso”, disse Zuanazzi no encerramento do evento.
“Nós queremos Turismo responsável, queremos Turismo sustentável, Turismo inclusivo, de base comunitária e o Brasil inteiro quer isso”, completou. “São tantas vitórias que a gente está podendo comemorar hoje, e é graças a cada um de vocês aqui. É graças a cada pessoa, tanto servidor, colaborador, terceirizado, voluntário, vocês estão de parabéns”, disse a secretária executiva do MTur, Ana Carla Lopes.
Secretária Ana Carla Lopes
Visitantes e trade
Por conta do pouco tempo para divulgação do Salão, a expectativa inicial de 30 mil visitantes foi reduzida para 20 mil. No espaço dedicado à promoção de produtos, associações como a Resorts Brasil, Abav e Sindepat marcaram presença. Enquanto as duas primeiras divulgavam informações sobre seus associados ou eventos (a edição 2024 da Abav Expo será na Arena Mané Garrincha, endereço do Salão do Turismo), o Sindepat sorteou ingressos de parques e atrações turísticas entre os visitantes, como uma roleta adesivada com as logomarcas dos participantes, como o Parque Unipraias, Beach Park, Beto Carrero, Hot Park e atrações do Grupo Cataratas.
Os representantes das principais associações do setor compareceram em peso ao segundo dia do Salão, quando foi realizada reunião para empossamento dos novos titulares do Conselho Nacional do Turismo. A reunião foi presidida pelo secretário do MTur, Milton Zuanazzi, e apresentou os 92 representantes do Conselho para o biênio 2024-2026. “Estamos fazendo aqui um chamamento para voltarmos a trabalhar efetivamente juntos. A cada dois anos teremos a reeleição deste Conselho, um plenário que será nosso parlamento”, disse, ressaltando a importância do ingresso de representantes da sociedade civil, além das associações de Turismo.
“Este talvez não seja o local para decisões, mas para apontarmos o que devemos fazer. No entanto, temos as câmaras temáticas para serem resolutivas, embora amplas”, disse sobre as câmaras instaladas com áreas como financiamento, sustentabilidade e promoção internacional, entre outras. Zuanazzi comemorou ainda o orçamento de entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões que o Ministério do Turismo deve ter em 2024, lembrando que em 2003, quando criada, a pasta contou com R$ 70 milhões.
Prêmio Nacional do Turismo
Também no segundo dia do evento, foi realizada a cerimônia de entrega do Prêmio Nacional do Turismo, criado para reconhecer as melhores práticas pelo desenvolvimento do Turismo brasileiro. Foram dez categorias, com três finalistas em cada uma, no grupo iniciativas em destaque, entre elas Governança e Gestão do Turismo; Gestão de Dados e Inteligência em Turismo; Turismo Sustentável e Ações de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas; Economia Criativa e Produção Associada ao Turismo; Promoção e Marketing no Turismo; Turismo de Base Comunitária e Turismo Social; e Melhoria do Ambiente de Negócios e Atração de Investimentos Privados para o Turismo.
Entre os profissionais do setor, a “Academia” teve como vencedor o professor Marcos Nascimento, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; na categoria “Governo – Dirigentes e Parlamentares”, o destaque foi para o fundador da Rede Brasileira de Trilha, Pedro da Cunha e Menezes. No quesito “Governo – Técnicos”, a vencedora foi Simone Costa, turismóloga especialista em gestão de projetos que atua hoje na Secretaria de Cultura e Turismo de Salvador. Entre a iniciativa privada, a diretora geral do Le Canton, Mônica Paixão, foi a ganhadora na categoria empreendedores de médio e grande porte. Na categoria micro, pequeno empreendedor e MEI, o prêmio fico com Mario Cesar dos Santos de Carvalho, CEO da Vida Caboca Experiências e da Filha do Combu Chocolates, do Pará. A categoria Lideranças Sociais foi vencida por José Fernandes, que há 30 anos atua na promoção da acessibilidade, inclusão de comunidades LGBTQIA+ e movimentos negros e indígenas. Tietta Pivatt, especialista em Ecologia e Ecoturismo, ganhou na categoria Mulheres Empreendedoras no Turismo; e Ana Duék, jornalista do site Viajar Verde, venceu na categoria imprensa e mídias sociais.
Veja mais fotos do Salão do Turismo abaixo: